ALEAM cria Comissão Especial para fazer estudo de novos municípios

Manaus – A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) aprovou, hoje, requerimento de autoria do deputado estadual Adjuto Afonso (PP) que solicita a instalação de uma Comissão Especial para realizar Estudo de Viabilidade Municipal, conforme o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 416/2008 que cria novos municípios no país.

O PLC foi aprovado na Câmara dos Deputados, ontem, em Brasília, e seguiu para revisão final no Senado.

Adjuto explicou que a Comissão Especial será criada conforme determinação do presidente da Casa e será composta pelos deputados, membros das comissões permanentes, um procurador, entre outros profissionais. Os membros vão realizar os estudos de viabilidade econômica, política e ambiental, conforme determina o PLC nº 416/2008.

“Estamos nos antecipando à aprovação do projeto no Senado. Enquanto não virar Lei, os membros desta Comissão Especial vão se debruçar sobre o projeto e fazer os estudos necessários para verificar quais as comunidades poderão se tornar município. Temos exemplos de cidades amazonenses como Apuí, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva que foram desmembradas e, hoje, possuem uma economia independente”, explicou.

O texto aprovado na Câmara dos Deputados é um substitutivo com várias alterações no projeto original de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). As modificações atenderam a reivindicação da Confederação Nacional dos Municípios.

Texto: Auriane Carvalho 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.