Aleam abre espaço aos manifestantes na tribuna

Manaus – A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu Cessão de Tempo a representantes do Movimento Independente Manaus na Mudança do Brasil, grupo responsável pela organização da passeata que na última quarta-feira (26) trouxe as reivindicações dos manifestantes para a frente do prédio do parlamento estadual.

Antes de usar a tribuna da Assembleia, o grupo formado por estudantes, profissionais liberais e da área de saúde foi recebido pelo presidente da Casa, deputado estadual Josué Neto (PSD), e pelos deputados estaduais Luiz Castro (PPS) e Marco Antônio Chico Preto (PSD). No encontro, os manifestantes apresentaram os cinco principais tópicos de reivindicação do movimento e pediram ao chefe do poder legislativo estadual que os auxilie na articulação de uma reunião aberta com a participação de autoridades dos poderes Executivos Estadual e Municipal, bancada amazonense no Congresso Nacional, Poder Judiciário, além de representantes da sociedade.

Dentre as reivindicações apresentadas estão a melhoria do serviço de saúde pública na capital e no interior do estado; melhores salários para os professores da rede pública de ensino e a inclusão de disciplinas de educação cívica e que estimulem o pensamento crítico dos alunos; a rejeição da proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC 33; o encarceramento dos mensaleiros; e a melhoria do transporte público.

O presidente Josué Neto parabenizou os representantes do movimento Manaus na Mudança do Brasil pela manifestação pacífica, garantiu que a Assembleia está atenta aos anseios populares e que a Casa está aberta para a realização da reunião aberta solicitada pelo grupo.

“Esta Casa estará sempre aberta para as pessoas que querem de alguma forma melhorar a vida na sociedade. É importante entender o que aconteceu ontem em Manaus. A manifestação se dirigiu à Assembleia porque é o maior símbolo de legislação do Estado, não veio aqui para se manifestar contra a Casa, mas para apresentar suas reivindicações. Vamos em breve fazer este encontro com os homens e mulheres públicos de todos os poderes para debater principalmente estes cinco principais tópicos que estão na pauta de reivindicação”, declarou Josué Neto.

Para exemplificar essa sintonia com as demandas da população, Josué Neto citou decisões recentes do parlamento como a extinção do 14° e 15° salários, a aprovação do projeto ficha limpa para os funcionários públicos estaduais, a proibição do repasse de recursos públicos para ONGs pertencentes a políticos e anunciou a retomada das discussões da proposta de extinção do voto secreto no parlamento estadual.

“Estamos dando passos na mesma direção do que está acontecendo. E as mudanças também são internas. Nessa administração, que iniciou no dia 1° de fevereiro, ocorreram mudanças como dar o mesmo peso para situação e oposição, maior abertura para o serviço da imprensa. Não estamos de olhos fechados aos anseios da população”, reafirmou o presidente.

(Fonte: Diretoria de Comunicação)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.