Agricultores são capacitados para a criação de aves caipiras em Juruá (AM)

(Reportagem: Paula Vieira)

Com objetivo de incentivar o setor avícola no município de Juruá (distante a 674 quilômetros de Manaus) o governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), realizou no período de 11 a 13 de outubro, um curso de Avicultura Caipira.

Ministrado com aulas teóricas e práticas, a capacitação contou com a participação de vinte agricultores familiares.

Atualmente a criação de aves é considerada uma atividade alternativa viável para o aumento da renda familiar. A vantagem da criação é o baixo custo de implantação, onde a alimentação das aves na maioria das vezes pode ser retirada da propriedade familiar.

Os participantes receberam conhecimentos sobre avicultura caipira de corte (produção de carne) e de postura (produção de ovos), assim como os cuidados com o manejo das aves, as condições ideais de instalações, tipos de linhagem e sanidade dos plantéis.

De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM/Juruá, Bismarck Benacon, responsável pela capacitação, a ideia é incentivar e mostrar como a criação de aves pode ser uma alternativa para complementar a renda familiar, além de fazer com que o município produza o próprio alimento, visto que, hoje a produção de ovos comercializados no município é oriunda de Manaus.

“Queremos despertar nas famílias o interesse pela avicultura de corte e postura, para que a produção seja fornecida para as escolas do município por meio do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), uma vez que trinta por cento dos alimentos servidos na merenda escolar são produzidos pela agricultura familiar”, salientou.

Para o agricultor Samuel Mendes da Silva, o curso foi oportuno e mostrou direcionamentos que viabilizam alternativas no campo. “Estou satisfeito com a capacitação e já pretendo usar os conhecimentos aprendidos para a implantação de uma granja em minha propriedade”, disse.

As aulas teóricas foram ministradas no prédio da Câmara Municipal e a parte prática na granja municipal de Juruá.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.