Agricultores recebem mudas frutíferas e espécies florestais em Canutama (AM)

(Por: Aldizângela Brito)

Canutama, AM – Unidade Local do IDAM Canutama (a 555 quilômetros de Manaus) faz durante o mês de fevereiro, distribuição de mudas de árvores frutíferas e espécies florestais para produtores rurais das comunidades de Belo Monte, Estradas dos Seringueiros, Atalaia, Acamuã, Mucuim, Morro verde, Boi Não Berra e Vista Alegre.

Além da entrega das mudas, a Unidade Local do IDAM presta orientação técnica de acordo com o modelo de Sistemas Agroflorestais (SAF´s), que é a combinação de plantio entre culturas florestais (andiroba, cedro, jatobá e castanha do Brasil) e frutíferas (banana, açaí e guaraná), aproveitando a área já plantada.

Segundo o gerente da Unidade Local/Canutama Francisco Moraes, a atividade é uma alternativa para o produtor rural que possibilita o aumento da renda com melhor utilização da sua área e melhora a qualidade de vida, pois permite que o agricultor trabalhe na sobra.

“A prelazia de Lábrea tem um projeto de produção de mudas, e ao falar com o bispo Dom Jesús Moraza firmamos um compromisso onde a prelazia doa as mudas e em contra partida fazemos o acompanhamento com assistência técnica para os agricultores familiares”, explicou Moraes.

Essa ação conta ainda com ajuda da prefeitura, Secretaria de Meio Ambiente e Centro Estadual de Unidade de Conservação (Ceuc).

Foram doadas mais de cinco mil mudas beneficiando aproximadamente vinte e cinco agricultores familiares e contribuindo para a recuperação 20 hectares de área degradada.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.