Agricultores familiares de 11 municípios recebem implementos

Amazonianarede – Agecom

Manaus – O governador do Amazonas, Omar Aziz, entregou, na tarde desta quarta-feira, 27 de março, 17 microtratores para associações que atuam no setor da agricultura familiar de Manaus e mais dez municípios do entorno.

Os equipamentos, no valor de R$ 387,5 mil, vão ajudar a promover o desenvolvimento econômico, dinamizando e fortalecendo os arranjos produtivos da mandioca, cacau, café e da aquicultura desses municípios. A cerimônia ocorreu na sede do Governo do Estado e também contou com a presença do vice-governador, José Melo, prefeitos e parlamentares.

“Parece pouco se pensarmos nos valores envolvidos, mas esta ação significa muito porque vai ajudar centenas de pequenos agricultores a melhorar a sua produção”, disse Omar Aziz, ao destacar que a entrega dos equipamentos tem um significado maior por fazer parte do esforço que o Governo do Amazonas tem realizado para melhorar a produtividade do setor primário em todo o Estado.

“São ações que vão significar autonomia, por exemplo, na produção de peixe, farinha e outras cadeias produtivas. Fizemos um arranjo para sairmos da mesmice, e os resultados vão surgir em todas as regiões”, assegurou. Como parte do esforço para ampliar a produtividade e a renda dos produtores, o governador ressaltou a política articulada do Estado, com a combinação entre as ações para mecanização da produção e a oferta de financiamento e assistência técnica.

Omar Aziz destacou, como um dos resultados das ações do Estado no setor primário, os investimentos da Coca-Cola para produção de cinco tipos de sucos de frutas regionais, que devem ser lançados pela multinacional no segundo semestre deste ano.

Convênio – Os microtratores entregues aos produtores foram adquiridos através de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria de Articulação de Políticas Públicas aos Movimentos Sociais e Populares (Searp). A contrapartida do Governo Estadual é de 10% do valor do convênio. A ação vai beneficiar quatro mil agricultores dos municípios de Iranduba, Itapiranga, Silves, Urucurituba, Nova Olinda do Norte, Autazes, Careiro da Várzea, Manaus, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Itacoatiara, e faz parte da Política de Desenvolvimento Territorial do Governo Federal.

“A aquisição de um equipamento como o microtrator, que possui valor elevado, significa mais do que um bem material para esses trabalhadores. É sinônimo de crescimento, porque além de agilizar a cadeia produtiva e impulsionar a economia do local onde vivem, beneficia a família do agricultor e toda a comunidade”, afirma o secretário da Searp, José Farias (Zeca do PT).

De acordo com o secretário, o projeto que resultou no convênio para aquisição dos microtatores foi elaborado a partir de demandas identificadas em fórum de discussão da Política de Desenvolvimento Territorial, que conta com a participação da sociedade civil, por meio de representantes de movimentos sindicais, associações, cooperativas e prefeituras. Nesse fórum, são discutidas as necessidades das comunidades, que vão compor projeto elaborado pela Searp para realização de convênio com o Governo Federal.

Secretaria também realiza oficinas junto às associações para capacitação voltada à melhor utilização dos bens adquiridos, visando potencializar a produção e a comercialização.

Beneficiados com os microtatores

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.