Agricultores de Benjamin Constant (AM) recebem assistência técnica

09-08idamAgricultores familiares da comunidade Cristo Rei, localizada no Projeto de Assentamento Extrativista do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), município de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus), participaram de uma Demonstração de Método (DM) sobre adubação de cobertura e controle alternativo de pragas e doenças.
A metodologia aplicada no mês de junho pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), tem como objetivo orientar os agricultores sobre as técnicas utilizadas na adubação, que devem ser aplicadas na quantidade adequada para facilitar a absorção dos nutrientes pela planta evitando futuras perdas.

De acordo com o técnico em agropecuária e responsável pela atividade, Denis Almeida de Lima, a ideia é melhorar a qualidade dos plantios utilizando técnicas simples e também incentivar as famílias daquela região a adotarem o uso de fertilizantes naturais, uma vez que eles podem ser encontrados na propriedade, o que diminui os custos e facilita o desenvolvimento das atividades, além de resultar em produtos de ótima qualidade e isentos de insumos artificiais.

O assentamento está localizado em área de várzea e por isso os agricultores trabalham com culturas de ciclo curto como o milho, melancia e mandioca. A melancia, por exemplo, já é cultivada em uma área de 10 hectares, envolvendo 19 famílias na atividade.

Vale ressaltar, que as metodologias realizadas na região fazem parte das ações do convênio Pacto Federativo nº. 720332/09 firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e IDAM.

Demonstração de Método

É uma atividade que propicia a utilização de uma técnica conhecida e comprovada, de forma objetiva e clara, pelo demonstrador, a uma pessoa ou a um grupo de pessoas que possua interesses comuns, com a finalidade de desenvolver destrezas e habilidades, uma vez que seu princípio básico e aprender a fazer fazendo.

Por: Paula Vieira – IDAM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.