Agenda de Convergência de Proteção à Criança e Adolescente vai ser implantada em Manaus

(Reportagem: Leonardo Fierro/Foto: Altemar Alcântara)

A secretária de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Presidência da República, Angélica Goulart, esteve em Manaus para participar das discussões para a criação de uma Agenda de Convergência entre governos federal, estadual e municipal, de proteção aos menores.

As ações visam evitar abusos e explorações antes, durante e depois da Copa do Mundo de 2014.

A Agenda de Convergência envolve diversos órgãos do governo, da sociedade civil, cooperação internacional e responsabilidade social corporativo, para a implementação de um conjunto de ações voltadas às crianças e adolescentes durante os grandes eventos que ocorrerão no país nos próximos anos.

“A agenda é uma iniciativa para reunir toda a rede de proteção e assim criar um plano integrado para a Copa. Nós fizemos um exercício na Copa das Confederações e agora estamos aqui em Manaus para conversar com as esferas estaduais e municipais para discutirmos como a cidade pode se organizar para ter uma Copa segura em relação aos cuidados com a população infanto-juvenil”, declarou.

Secretarias municipais, Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Juizado da Infância e Juventude, entre outros órgãos, participaram do evento. Todos deverão trabalhar de forma integrada para evitar o registro de abusos contra os menores.

“A ideia é ter todos esses agentes trabalhando juntos e quanto mais gente sensibilizada melhor, pra que tenhamos, de fato, uma rede de pessoas dando tratamento digno, tratamento correto, às crianças e adolescentes da nossa cidade”, afirmou a secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Goreth Garcia Ribeiro.

Para facilitar as formas de denunciar abusos e casos de exploração infanto-juvenil, o governo federal está lançando o Proteja Brasil, um aplicativo de georeferenciamento para celular, que mostra qual a rede de proteção existente próximo ao denunciante.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.