Aécio não deve usar “mensalão” em 2014

(Foto: Senado Federal)

Em entrevista ao jornalista Fernando Rodrigues, o marqueteiro e antropólogo Renato Pereira, que tocará a campanha presidencial do senador Aécio Neves (PSDB-MG), avisa que o tema “mensalão” não fará parte do discurso do tucano.

O que significa que essa discussão só entrará na campanha se José Serra vier a ser candidato por uma outra legenda, como o PPS.

“Não creio que tenha muito impacto, assim como já não teve no passado. A gente acabou de sair de uma eleição, em 2012, em que se teve todo o drama público do julgamento, acontecendo diante da televisão. Não vi nenhuma candidatura do PT sendo prejudicada por causa disso. Acho que tem uma sobrevalorização enorme em relação a isso. Na minha opinião, não é um tema particularmente relevante para o eleitor”, disse ele.

Pereira afirmou que o ponto central da campanha de Aécio será outro. “É ´quem muda o Brasil é você´. Por quê? Por duas razões. A grande mudança nos últimos anos – redução da desigualdade e a emergência de milhões de brasileiros – se deve em grande parte ao esforço de cada uma dessas pessoas. Os brasileiros conquistaram melhor lugar ao sol graças ao mérito próprio. O segundo ponto tem a ver com a agenda mais liberal que o PSDB carrega em relação à economia. É uma visão de que o agente da mudança não é essencialmente o Estado. O agente da mudança está na sociedade. São os indivíduos, são as empresas, é a sociedade civil organizada”. afirma.

Pereira já foi marqueteiro de Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro, e, recentemente, teve uma experiência internacional, quando tentou levar Henrique Capriles à presidência da Venezuela, onde foi derrotado por uma margem pequena para Nicolas Maduro. O marqueteiro diz ainda que, no caso de Aécio, o estilo de vida pessoal, boêmio, não o prejudicará. “Isso tem um efeito bastante limitado porque não é plenamente verdadeiro. Ele é uma liderança política brasileira com uma gestão admirável em Minas Gerais. Tem um legado efetivo como gestor. Do ponto de vista pessoal, você tem um candidato leve, com espírito jovem, capaz de se comunicar muito bem. Capaz de chegar ao nível de proximidade e conversar com intimidade, naturalidade”, afirma.

Na visão de Renato Pereira, haverá quatro candidatos competitivos em 2014: Dilma Rousseff, Aécio Neves, Marina Silva e Eduardo Campos.

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