Mais de 60 pessoas, 16 carros e 9 motos saíram de Rio Branco no último domingo, 30, rumo ao Peru, Equador, Colômbia e Venezuela para participar da III Expedição Interoceânica organizada pelo Grupo Star Motors e Empresa de Turismo Eme Amazônia.
Os participantes são pessoas vindos de diversos estados do Brasil, como Cuiabá, Belém, São Paulo entre outros. A Expedição largou no dia 25, em Cuiabá e segue até o dia 25 de julho.
Saindo de Rio Branco, no dia 30, a primeira parada foi a Pousada Ecológica do Seringal Cachoeira, localizada em Xapuri, a 170 km de Rio Branco (com mais 16km de estrada de chão). Lá, os expedicionários puderam experimentar o clima da floresta amazônica e a culinária de pratos de dar água na boca.
No local onde o líder seringueiro Chico Mendes fez os empates (correntes de pessoas de mãos dadas em torno da área a ser devastada) muita gente se emocionou. O empresário e um dos organizadores do evento Cassiano Marques, explicou o simbolismo do lugar, a resistência dos seringueiros e de seu líder Chico Mendes. Com a história na ponta da língua é a hora do almoço. No cardápio: galinha caipira e peixe, acompanhados de sucos de cupuaçu e graviola. E de sobremesa, creme de cupuaçu.
Por volta das 13h, do dia 30, o grupo partiu do seringal cachoeira, em Xapuri, rumo a Assis Brasil para os tramites de imigração. Sem problemas, expedicionários seguiram para Iñapari a fim de finalizar a imigração do lado peruano.
A burocracia necessária leva tempo e o calor forte da cidade parece que atrasa ainda mais o processo. O posto de imigração serve para dar entrada no passaporte ou RG (acordo válido para brasileiros).
Na saída da cidade está a aduana onde o viajante pega a autorização para rodar com o carro no país. Um adesivo é colado no vidro do automóvel para autorizar o automóvel a rodar no país. Saindo de Iñapari, a estrada é um tapete e a paisagem deslumbra: estamos na selva amazônica.
Quebra-molas já são esperados. Mas para nossa grata surpresa o asfalto recém recapeado levou mais da metade desses incômodos “ ruempe muella”. Eram mais de cem no trecho até Puerto Maldonado. Duzentos e vinte e cinco quilômetros até Puerto Maldonado e nos deparamos com o hotel Cabaña Quinta, acolhedor, com wi-fi e serviço impecável.
A 3 ª Expedição Interoceânica é organizada pela Eme Amazônia, com promoção do Grupo Star, Governo do Estado do Acre e Governo do Brasil (por meio da Embratur e Ministério das Relações Exteriores), e apoio do Governo do Mato Grosso, Toyota Xapuri Motors, Mastter Motos – Honda, Moto Honda da Amazônia, Roda Viva Transportes, Prefeitura de Porto Velho, Prefeitura de Rio Branco.
(Assessoria do evento)