Manaus, AM – Diversas ações do Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado na sexta-feira (1°), foram realizadas por várias secretarias com apoio do Fórum Amazonas de Organização da Sociedade Civil (OSC/Aids), no Largo São Sebastião, Centro, zona sul de Manaus.
Dentre elas, destacou-se o abraço simbólico ao Monumento à Abertura dos Portos, localizado no Largo de São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas.
O abraço simbólico marcou a abertura da primeira Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras ISTs – Dezembro Vermelho, com foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids.
“Ainda existe muito preconceito contra as pessoas portadoras do vírus da Aids e também muita desinformação. Infelizmente, Manaus e o estado do Amazonas tem um índice muito alto de pessoas infectadas com o vírus. Nosso trabalho é alertar, fazer com que essas pessoas tomem os remédios, consigam lidar com o vírus e vivam da forma sem muitos problemas”, disse a coordenadora estadual do IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, Cristianne Benevides.
Objetivo é conscientizar
A ação objetiva conscientizar a população contra o preconceito, especialmente das pessoas mais próximas e até da própria família dos portadores do vírus, pois muitos são excluídos dos círculos social e familiar devido ter contraído o vírus.
“Esse ato simbólico é um momento de chamar a sociedade para a conscientização, para os cuidados que as pessoas infectadas têm que tomar e principalmente abolir o preconceito. Muitas pessoas estão sendo excluídas do seu convívio familiar, da sociedade, pelo desconhecimento sobre a doença.
A Aids não se pega através do beijo, do abraço e do carinho. As pessoas podem sim continuarem amando o seu ente querido que tem a doença”, aconselha a coordenadora do Fórum Amazonas de Organização da Sociedade Civil (OSC/Aids), Evalcilene Santos.
Natal
O abraço coletivo também marcou o início da Cantata de Natal. Nesta sexta-feira, o espetáculo fez apresentações do Coral Musikart, com regência de Elton Neves; e do Coral Vozes da Caixa Econômica, conduzido pelo maestro Marcelo Leite. Os dois grupos apresentaram obras sacras e populares do repertório tradicional natalino.
As cantatas natalinas do Largo de São Sebastião integram a programação do “Natal Com + Amor”. A programação natalina do Governo do Amazonas vai promover ainda atividades culturais nos parques Cajual, Mestre Chico, Liberdade e São Raimundo, além do Centro Educacional de Tempo Integral Elisa Bessa Freire, que vai receber a Feira Criativa Natalina e Gastronômica.
Amazonianarede