Segunda noite do Desfile das Escolas de Samba marca principal disputa do Carnaval de Manaus

Manaus, AM – Neste sábado (25), no Centro de Convenções Gilberto Mestrinho – Sambódromo, aconteceu o primeiro dia do Desfile das Escolas de Samba. Ao todo, 14 agremiações que compõem os grupos de acesso A, B e C passaram pela passarela do samba durante o evento, realizado pelo Governo do Amazonas, via Secretaria de Cultura, em parceria com a União das Escolas de Samba do Amazonas (Uesam).

Em meio à crise, as escolas de samba souberam se organizar e, com muita garra e criatividade levaram para a avenida suas agremiações, contando um orçamento apertado e apoio do Governo do Amazonas, junto à iniciativa privada.

Dessa forma, as escolas desfilaram com tempo reduzido em relação aos anos anteriores e com apenas um carro alegórico, de modo a reduzir as despesas com o evento. Até ano passado, ainda foi possível ver tripés na avenida. Mas, neste ano, não foi permitido.

Para o governador do Amazonas, professor José Melo, a missão cultural do Estado mais uma vez está sendo cumprida, por meio de uma reunião de vários esforços, mas, principalmente, pela própria vontade de fazer dos carnavalescos e suas comunidades. “Estamos felizes com o resultado da festa, que traz alegria para o povo, mas também gera emprego, renda e ainda movimenta o comércio e o turismo do Amazonas. Todos saem ganhando”.

No primeiro dia, entraram na avenida os grupos de acesso A, B e C, sendo este último o primeiro a desfilar, a partir das 20h30. Cada agremiação  do Grupo C teve 25 minutos de apresentação, enquanto as do Grupo B, tiveram 30 minutos e as do Grupo A, 35.

As Escolas de Samda do Grupo de Acesso C, entraram na avenida, iniciando com o G.R.E.S. Leões do Barão de Açu, do bairro Parque Dez, que falou em seu enredo sobre a riqueza cultural transmitida pelas lendas da Amazônia, com o enredo “Leões no mundo das lendas amazônicas (o Boto Cor de Rosa).

Na sequência, o G.R.E.S. Gaviões do Parque desfilou com o enredo “Etnia Saterê Mawe. E finalizando o desfile das Escolas de Samba do Grupo C, o G.R.E.S. Tradição Leste contou de forma criativa o enredo “Do Chaturanga ao Xadrez, a Tradição Leste leva você a raciocinar” e a quarta do Grupo C foi o G.R.E.S. Legião de Bambas, com o enredo “UEA, parabéns para você, nossa cabocla debutante do saber”, comemorando os 15 anos de criação da Universidade do Estado do Amazonas.

E nem mesmo o tempo frio que fazia com o término do dia chuvoso afastou a população do Sambódromo, que foi se enchendo de pessoas com o transcorrer da noite, tornando o espetáculo ainda mais bonito, com a chegada das escolas do grupo B, às 21h40. Elas brilharam na passarela com muita emoção, começando pelo G.R.E.S. Mocidade Independente do Coroado, homenageando o deputado Sinésio Campos no enredo “O Davi que virou Golias! Sempre lutando pelo Amazonas e pelas minorias”.

O segundo do Grupo B foi o G.R.E.S. Unidos do Coophasa com o enredo “No relógio da vida, a Coophasa marca a hora na avenida”,  seguida pelo G.R.E.S. Presidente Vargas, realizando uma homenagem a Israel Paulain: “Mas olha já, avermelhou do lado de lá? O Inigualável Israel Paulain é festa, e já vai começar!”. Finalizando o Grupo B o G.R.E.S. Império do Hawai, trouxe o colorido do circo para a avenida, com o enredo “Alegria do Palhaço: o Circo”

As Escolas de Samba do Grupo A entraram na avenida às 23h40, contagiando a galera até as 3h10 da manhã. Com temas bem diversificados, a primeira a desfilar foi o G.R.E.S. Unidos da Cidade Nova, com o tema “Malandro Amazonense, Apollo Ferreira de mestre-sala à presidente”. Já o G.R.E.S. Dragões do Império apresentou o tema “Nos sonhos do menino reflete a alma do sambista Malheiros Júnior, no império da poesia”.

Na sequência, o G.R.E.S. Balaku Blaku teve como enredo “Um mundo reinventado através do olhar de uma criança”. A quarta escola do Grupo A a se apresentar foi o G.R.E.S. Acadêmicos da Cidade Alta com o enredo “Na Cidade Alta, o centenário do samba e seus estilos, pede passagem”.

A penúltima da noite a desfilar foi o G.R.E.S. Beija Flor do Norte com o “Meu Beija-Flor nos braços de uma grande Família”. E encerrado o desfile, o G.R.E.S. Primos da Ilha trouxe para a avenida “A força e a magia dos quatro elementos”, fazendo uma alusão à criação do Universo e seus deuses criadores.

 Para Genivaldo Nascimento, homenageado como “Rei dos Reis Momo de Manaus/2017”, o Carnaval deste ano foi feito com amor e com o coração. “Mesmo sem dinheiro, os presidentes das escolas trouxeram suas agremiações para a avenida, porque são as pessoas que fazem as escolas”, declarou. Genivaldo já foi Rei Momo por três anos consecutivos – 2014, 2015, 2016 – e sempre acompanhou todas as escolas em todos os desfiles, por isso, sabe tudo sobre o carnaval local.

Fora

A G.R.E.S. Império da Kamélia, que integra o Grupo A e iria desfilar com o enredo ”De majestade à patrimônio cultural, uma história na passarela do samba” está de luto, devido ao falecimento de Georgete Botelho, mãe de Almério Botelho, presidente da Escola de Samba, e por isso, cancelou sua participação no carnaval deste ano. A desistência foi amparada pelos parágrafos 5º e 6º, do Artigo 68, do Regulamento Geral Unificado dos Grupos de Acesso A, B e C /2016-2018.

 Outras escolas de samba dos grupos C e B ficaram de fora do desfile deste ano, por apresentarem irregularidades documentais, como o G.R.E.S. Mocidade de Ipixuna, o G.R.E.S. Império do Mauá, o G.R.E.S. Mocidade Independente da Raiz e o G.R.E.S. Meninos Levados.

Para o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, o carnaval 2017 foi uma conjunção de esforços, sensibilidade e criatividade. “Não deixamos morrer a maior festa popular do nosso país. O Governo do Amazonas teve a sensibilidade de atender às agremiações, dentro do possível, buscando apoio junto à iniciativa privada. E as agremiações também demonstraram muito empenho em fazer acontecer uma das festas mais bonitas do nosso país”, declarou.

Já o diretor de Carnaval da Uesam, Fabrício Nascimento, afirma que o Carnaval 2017 é o carnaval da superação: “Está cada vez mais difícil fazer carnaval, mas conseguimos fazer um grande espetáculo para o público, com pouco dinheiro. Nos superamos a cada ano”, finalizou.

Segurança e tranquilidade

O Desfile das Escolas de Samba de Manaus deste ano conta, nos dois dias de evento, com mais de 2 mil profissionais de várias secretarias, tanto estaduais como municipais, além de instituições parceiras, reunidos em prol da segurança, saúde e tranquilidade dos foliões. São eles: Amazonastur, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas, Polícias Civil e Militar, Secretarias de Estado de Cultura, de Estado de Justiça e Direitos Humanos, de Estado de Saúde, de Segurança Pública; Guarda Municipal, Manauscult, Manaustrans, Secretarias Municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, de Limpeza Pública, de Saúde (Samu), de Produção e Abastecimento, Feiras e Mercados e Superintendência Municipal de Transportes Urbanos.

A Programação continua

A programação oficial do Carnaval 2017 promovida pelo Governo do Amazonas, via Secretaria de Cultura, começou com o Concurso de Fantasias Infantil, no último domingo (19) e prossegue neste sábado (25), com o desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial, a partir das 20h. No domingo (26), a folia continua com o Concurso de Fantasias e Máscaras Adulto, a partir das 19h, no Teatro Amazonas e, na segunda-feira (27), a partir das 9h, acontece a apuração das campeãs dos Desfiles dos Grupos de Acesso e Especial, diretamente do Sambódromo, com transmissão ao vivo pela Rádio e TV A Crítica e pela Rádio Difusora.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br/).

 ORDEM DOS DESFILES

Confira a ordem de entrada das agremiações do

Grupo Especial – Dia 25, sábado, a partir das 20h, no Sambódromo:

 Tempo de desfile: 70 minutos

1ª – G.R.E.S. Sem Compromisso

2ª – G.R.E.S. Andanças de Ciganos

3ª – G.R.E.S. Unidos do Alvorada

4ª – G.R.E.S. Reino Unido da Liberdade

5ª – G.R.E.S. Mocidade Independente de Aparecida

6ª – G.R.C.S.E. A Grande Família

7ª – G.R.E.S. Vitória Régia

8ª – G.R.E.S. Vila da Barra

 

Amazonianarede-Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.