Aberto pelo TJAM o Programa Reeducar

Tjmm abre o programa anual, Reeducar

 

Tjmm abre o programa anual, Reeducar
Tjmm abre o programa anual, Reeducar

Amazonas – O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) realizou segunda-feira (15), a abertura anual do Programa Reeducar. Criado em 2009, o projeto desenvolvido com parceiros na sociedade civil mobiliza profissionais como juízes, defensores públicos, assistentes sociais, psicólogos e voluntários para promover a reinserção social de pessoas que passaram pelo sistema prisional e que por meio do programa adquiriram o benefício da liberdade provisória.

Mais de 6 mil jovens já foram beneficiados com o programa. Participaram da solenidade de abertura do Reeducar para 2016 o desembargador Sabino Marques, presidente do Grupo de Monitoramento Carcerário, a juíza de Direito, Eulinete Tribuzy, coordenadora do Reeducar, a juíza Rosália Sarmento, da 2ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (2ª Vecute), o defensor público Miguel Tinoco, o ouvidor da Secretaria De Estado de Segurança Pública, Aluízio Lima, a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), Adriana Mendonça, entre outras autoridades.

O Monitoramento Carcerário abriga os subgrupos Começar de Novo, o Reeducar e o Crack nem Pensar, além do Núcleo de Advocacia Voluntária. Para a juíza Eulinete Tribuzy, a diminuição da reincidência tem obtido êxito. Entre as instituições parceiras estão o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Setrab (Secretaria de Estado do Trabalho), Sine (Sistema Nacional de Emprego), Narcóticos Anônimos, e o Cetam (Centro de Educação Tecnológica do Amazonas), entre outros. A ideia do projeto é reduzir o retorno ao cárcere.

Um dos beneficiados pelo Programa Reeducar, Mauro Sérgio, de 29 anos, fez cursos de técnica de refrigeração e também trabalha como empilhador. “Meu advogado me indicou o projeto. No início, não dei muita confiança. Mas depois comecei a participar dos cursos e hoje vejo o que eu me tornei, sem olhar para o passado. O projeto colocou o “querer” dentro de mim. Passei por muitas dificuldades, mas eu consegui”, comemorou.

Amazonianarede-Tjam

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.