Aberto o VI Fórum de Bicicletas em Manaus

Aberto o VI Fórum de Bicicletas em Manaus

Manaus, AM – O eminente e cada vez mais próximo colapso da mobilidade urbana impõe a discussão sobre novas formas de transporte nas cidades. O cenário cada vez mais caótico sentido por todos no trânsito de Manaus motivou o movimento Pedala Manaus a ser parte deste debate como representante da sociedade civil e com legitimidade para tal, atribuído pela Lei 12.587/2012 que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e que prima pela participação popular em todas as decisões municipais a respeito do tema.

Para aprimorar o debate e levar alternativas ao Poder Público, o movimento promove desde 2012 o Fórum de Bicicletas Manaus, discutindo sobre a eficácia da bicicleta como uma alternativa viável de transporte na cidade, como um meio sustentável, não poluente, econômica, que ocupa pouco espaço, de baixo custo, que humaniza a cidade, promove qualidade de vida aos usuários e influencia positivamente na saúde física e mental, economia familiar, meio ambiente e integração social. Deste modo, a bicicleta trás benefícios a todos munícipes, ciclistas ou não.

Neste ano, o VI Fórum de Bicicletas Manaus ocorrerá entre os dias 22 e 25 de agosto e discutirá o tema “Comunicação e as Bicicletas: Da Sensibilização às Pedaladas”, envolvendo no debate, além da sociedade civil e Poder Público, um agente fundamental na difusão de ideias e na massificação da informação, a imprensa.

Com influência direta no comportamento da sociedade, a comunicação atual, mais rápida, objetiva, instantânea e cada vez mais transparente, em conjunto com as ferramentas colocadas à disposição de todos com a ajuda da tecnologia, tem sido um poderoso instrumento de que dispõe o cidadão para interferir nas mudanças de sua cidade, de seus estados e do seu país, realidade que eleva a importância dos meios de comunicação na fidedignidade da notícia.

O fórum pretende apresentar para os profissionais da comunicação e público em geral a experiência transformadora da bicicleta com o olhar de quem vive a cidade sobre duas rodas e sem motor e de como esse encontro pode ser bem sucedido do ponto de vista de transformação pessoal, social e urbana. A sensibilização para o tema pode ser o primeiro passo para consolidação do entendimento de que a bicicleta, por mais singela que seja, é um poderoso instrumento de renascimento das cidades, em especial do ponto de vista da violência em que se transformou o trânsito.

Para tanto, o evento promoverá debates, painéis, oficinas, mesas redondas e intervenções urbanas, com participação do Poder Público Municipal, profissionais da comunicação, representantes de ONGs que trabalham a mobilidade ativa, e um convidado internacional.

Amazomniannarede-Pedala Manaus

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.