As multas passam a ser aplicadas a partir do dia 24 deste mês.
Manaus AM –Os Condutores de veículos em Manaus começaram a ser orientados nesta quarta-feira (14) sobre o retorno do corredor exclusivo para o transporte coletivo, conhecido como Faixa Azul. As faixas estavam liberadas para todos os veículos desde março deste ano, por conta de obras que foram realizadas na Avenida Djalma Batista.
Não serão aplicadas multas durante o período de orientação, porém, a fiscalização efetiva inicia no dia 24 deste mês. Atualmente, a Faixa Azul é aplicada nas avenidas Constantino Nery, Torquato Tapajós e Mário Ypiranga Monteiro.
Segundo a Prefeitura de Manaus, agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) estarão nestes locais sinalizando para que os condutores de veículos de passeio deem prioridade à circulação dos coletivos.
“Nosso objetivo é priorizar a circulação dos ônibus. Por isso, os agentes vão avisar aos condutores para que não trafeguem na faixa exclusiva. Vamos orientar e somente a partir do dia 24 de novembro volta a vigorar a exclusividade do transporte coletivo. Contamos com a compreensão dos condutores para que evitem infringir as regras de trânsito”, disse em nota Stanley Ventilari, diretor de Operações e Fiscalização do Manaustrans.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a faixa exclusiva irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 4h às 22h. Aos sábados, de 4h ao meio-dia e, nos domingos e feriados, a faixa fica liberada para todos os veículos.
O condutor que circular na Faixa Azul fora dos horários e dias permitidos comete infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O retorno do corredor exclusivo deve beneficiar mais de 400 mil pessoas que utilizam os ônibus que acessam a Faixa Azul.
Amazoninarede-JAM