O evento teve como objetivo incentivar os jovens a ter mais interesse pelo conhecimento científico, levando-os a compreender que ciência e tecnologia estão presentes no cotidiano das pessoas. De acordo com a professora responsável pela mostra, Natália Martins Tavares, o método de pesquisa cientifica e a busca pelo maior entendimento da evolução tecnológica foram os pontos fortes do evento.
Entre os vários temas apresentados por estudantes do ensino fundamental e por finalistas do ensino médio destacaram-se: “Ambiente e vida”, “Arborização”, “Terra e universo” “Microscópio: importância e história”, “Citologia”, “Química experimental”, “Genética”, “Biotecnologia e comunicação” e “Eletricidade”.
Aprendizado
A estudante Patrícia Brenda, 18, finalista do ensino médio, falou sobre a experiência de participar da Mostra, enfatizando que o aprendizado adquirido será útil. “Curso o 3° ano do ensino médio e nos próximos dias participarei do Enem. A participação na mostra e o estudo para as apresentações foram marcantes e tenho certeza que muitos assuntos aqui tratados constarão na prova do exame nacional”, disse a jovem.
Já a estudante Natália Martins destacou que a prática cientifica realizada na escola é a ferramenta fundamental para desenvolvimento do conhecimento cientifico e intelectual dos alunos. “Entre os diversos projetos, a escola estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro participa do projeto Eureka que tem estimulado nossa curiosidade e aprendizado científico”, revelou.
(Por:Agecom)