Manacapuru, AM – Mais uma fuga de presos no interior do Estado. Na cidade de Manacapuru, que integra a Região Metropolitana, quatro presos fugiram da carceragem da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) do município. A fuga ocorreu na madrugada desta quinta-feira (18). Eles serraram as grades e utilizaram uma “tereza” – corda feita com pedaços de tecido.
De acordo com o delegado João Batista, os detentos Bruno Pessoa Marques, Ozias da Costa Cavalcante, Jhonata Lima de Moraes e Diego de Freitas Rodrigues fugiram por volta das 5h.
Os detentos estavam presos à disposição da Justiça e respondem por crimes distintos. Eles estavam custodiados na delegacia de Manacapuru desde que o presídio do município foi fechado por determinação judicial.
A Polícia Civil informou que equipes fazem buscas para recapturar os foragidos.
Presídio fechado
Em novembro de 2015, a juíza da Comarca de Manacapuru, Vanessa Leite Mota, determinou o fechamento da unidade. A decisão favorável atendeu a uma ação cautelar movida pela Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) em conjunto com o Ministério Público do Estado (MPE-AM).
De acordo com a DPE-AM, o presídio do município tem superlotação e problemas de infraestrutura que comprometem a integridade dos detentos no local. A situação foi constada em inspeções do órgão.
“Na época ficou acertado que o Judiciário encaminharia uma relação de presos que poderiam ser transferidos para Manaus.
A primeira transferência aconteceu em dezembro quando a unidade registrava uma população carcerária de 144 internos, sendo 45 transferidos para a capital e encaminhados para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa (CPDRVP), no Centro”, informou a Seap.
Amazonianarede