O clima de comemoração do aniversário da capital amazonense começou no dia 9 de outubro, com o início da Feira do Tururi, localizada na rua Belmiro Vianez, mais conhecida como Alameda do Samba. A feirinha, que antecede a grande festa do Boi Manaus, se estendeu até esta quinta-feira (18).
Shows tribais na Feirinha do Tururi 2012
Os 39 artistas que vão se apresentar no Boi Manaus 2012-, fizeram um verdadeiro espetáculo nos dez dias de realização da Ferinha do Tururi.
A cena tribal esteve presente nas apresentações do Grupo Kuarup, banda Kamayurá, Hellem Veras, e na participação especial do grupo Wãnkõ Kaçaueré, comando pelo ex-Pajé do Garantido, Fabiano Alencar.
Estreantes no Boi Manaus 2012, as “Guerreiras da Amazônia”, grupo comandado pelas cantoras Mara Lima, Luanita Rangel, Wanessa Alfaia, Yana Ira e Ana Cláudia, aproveitaram o espaço para lançar o primeiro clip musical do grupo.
Outro estreante, o cantor Salomão Rossy, embalou o público ao ritmo das toadas, enfocando a batida conhecida como bailado ritmado.
A “rivalidade” esteve presente em todas as noites. Mas, nada comparável com as apresentações da Marujada do Caprichoso e Batucada do Garantido, que emoldurados pelos grupos: Corpo de Dança do Caprichoso, FAB, Raça Azul, Garantido Show e Comando Garantido, conduziram o público para brincar uma só festa, na união de todas as cores.
Entre cantos, danças, rituais, alegorias, rivalidades, emoções e muita paixão; artistas e público estão bem aquecidos para brincar a festa que comemora os 343 anos da cidade de Manaus.
Compromisso com a arte
A participação de 39 artistas no Boi Manaus 2012 reafirma o compromisso da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Turismo e Eventos (Manaustur), de criar oportunidades para que artistas locais possam apresentar o seu trabalho em projetos populares de grande repercussão, como é o Boi Manaus, que estima receber cerca de 450 mil brincantes nos três dias de festa – 19, 20 e 21 de outubro.
Este ano, além das performances, os artistas não estão economizando na criatividade, que vai além das roupas exóticas, maquiagens ousadas ou bailando sensual. O grupo Canto da Mata, por exemplo, vai trazer uma área vip, com direito a degustação de bebidas.
Outro bom momento de encontro com a cultura amazonense será a visitação à “Maloca das Artes”. O projeto é do artista plástico Juarez Lima, que vai colocar os frequentadores do Boi Manaus em contato direto com a produção dos artistas plástico da nossa cidade. A “Maloca das Artes” estará instalada ao lado do Portal temático do evento.
(Foto: Marinho Ramos / Semcom)