Manaus, AM – Com a aproximação do final do inverno e a chegada do verão amazônica, aumentam os riscos de queimadas no Estado e na capital, por isso, uma campanha contra essa prática deverá ser anunciada para evitar a proliferação das queimadas urbanas.
Após ocupar as últimas posições no ranking de ocorrências de focos de queimadas em 2015 de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), Manaus deve ser alvo da “Campanha de Combate às Queimadas 2016”.
As estratégias foram apresentadas nesta sexta-feira (1), com foco na distribuição de material informativo e orientações quanto aos malefícios causados pela fumaça ao meio ambiente e à saúde humana.
No ano passado, a cidade sofreu com os efeitos da fumaça gerada pelas queimadas registradas no interior do Estado, sobretudo no Sul do Amazonas e Região Metropolitana, além da influência do fenômeno El Niño.
Um calendário já foi elaborado e, paralelamente serão realizadas em comunidades de todas as zonas, além do trabalho de parceria com o Ibama, voltado para apenados, e o Batalhão de Policiamento Ambiental.
Amazonianarede