
Cidadão bem popular no Amazonas, empresário, político e esportista morreu neste sábado aos 76 anos o ex-deputado federal Ézio Ferreira. O ex-parlamentar era diabético e estava em fase de recuperação, depois ter sofrido um infarto há duas semanas, em Brasília (DF). Ézio Ferreira exerceu uma das maiores lideranças empresariais e políticas do Amazonas, entre as décadas de 70 a 90.
Empresário do ramo da construção civil filiou-se em 1983 ao PDS e três anos depois ele foi eleito deputado federal pelo PFL. Na época participou da Assembleia Nacional Constituinte, quando subscreveu a constituinte de 1988.
Presidente do diretório estadual do PFL, ele foi reeleito em 1990 e doze anos depois, ainda pela legenda, Ézio chegou a ser suplente de deputado federal, em 2002. Como parlamentar, transitava com desenvoltura nos gabinetes do Congresso Nacional, com quem convivia ao lado de personalidades como ex-presidente da República, José Sarney, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Nelson Marchezan, e os ex-senadores Gilberto Mestrinho e Amazonino Mendes.
Entre os grandes feitos econômicos para o Estado, como empresário, Ézio Ferreira articulou com grupo nacional de empresários a construção do primeiro grande centro de compras de Manaus. De responsabilidade do BRMalls, o Amazonas Shopping, que foi inaugurado em 1991, completa, em novembro, 25 anos.
No esporte amazonense Ézio foi presidente do Fast e do Atlético Rio Negro, clubes onde montou times com craques de renome nacional, importados de outros Estados. Ele impulsionou o futebol local com passagem pela Federação Amazonense de Futebol (FAF).
Generoso
Conhecedores da história de Ézio o classificam como um homem generoso que, entre outras iniciativas ajudou por muitos anos um orfanato, localizado na rua Ramos Ferreira, sem nunca ter divulgado ou tirado proveito da ação.
O corpo do empresário será velado na funerária Almir Neves, na rua Monsenhor Coutinho, Centro, Zona Sul. O enterro ocorrerá às 16h, no Cemitério São João Batista, na avenida Boulevard Álvaro Maia, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul.
Amazonianarede