Amazonas – O ministro da Educação, Aloízio Mercadante, lançou nesta quinta-feira, 4 de fevereiro, em Brasília, o Pacto da Educação contra o Zika vírus. A cerimônia que marcou a assinatura do Pacto contou com a presença do secretário de Estado de Educação do Amazonas e vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), Rossieli Soares da Silva, além de representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e instituições de ensino público e privado de todo o país.
O Pacto é um compromisso do Governo Federal para promover ações que possam combater e minimizar os impactos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, do vírus Zika e da febre chikungunya.
De acordo com o secretário de Estado de Educação do Amazonas, Rossieli Soares da Silva, o Pacto é uma importante medida adotada pelo Ministério da Educação para minimizar os casos de dengue no Brasil.
“Segundo o Ministério da Saúde, o Amazonas foi um dos cinco estados brasileiros que apresentaram redução no número de casos de dengue em 2015, registrando uma queda de 37,7%. Com esse pacto firmado, a educação do Amazonas assume o compromisso de mobilizar estudantes, professores e toda a comunidade escolar para continuarmos reduzindo os índices dessas doenças”, afirmou o secretário.
Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), dentre as ações efetivas de combate à dengue previstas no Pacto está a mobilização da comunidade escolar em todos os estados brasileiros.
“Estamos mandando carta para todos os secretários de Educação e servidores e vamos mandar material para cada aluno. As crianças mais novas receberão uma cartinha para levar para os pais”, informou o ministro Mercadante.
Amazonianarede-Secom