Amazonas – Apesar de sete casos suspeitos e de duas mortes registradas na semana passada em Santo Antonio do Iça, técnicos da secretaria de Saúde descartaram por completo a existência a de um surto de meningite no município. A Secretaria de Saúde afirma que todas as medidas de controle estão sendo tomadas e reitera que não existem outros casos da doença no município, que está localizado no alto Solimões.
O diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), que coordenação as ações de combate à doença, Bernardino Albuquerque, disse que exames laboratoriais – a partir da análise de líquido cefalorraquidiano (LCR) – realizados nos pacientes – não constatam o contágio da doença.
Albuquerque disse que as suspeitas de meningite tiveram início após mortes de um homem e de uma criança indígena. Em ambos os casos, não houve constatação da doença.
“A equipe examinou todos os pacientes. Foi coletado material, trazido para Manaus e ontem o Tropical [Fundação de Medicina Tropical] liberou o resultado. Não há evidência e nenhuma alteração que a gente possa pensar em quadro de meningite. Os exames foram para o laboratório central onde se fez o PCD, que é um exame de tecnologia de ponta para o diagnóstico de meningite. Todos foram negativos. A partir daí, realmente, se descartou o surto”, disse.
De acordo com a Susam, sete casos suspeitos foram notificados por telefone, pelo município, na quinta-feira (24), com dois óbitos, sendo que ambos não apresentaram quadro clínico compatível com a doença. “Os pacientes haviam sentido forte dor de cabeça, mas constatou-se que os casos não eram de meningite”, afirmou a diretora presidente da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Graça Alecrim, por meio da Secretaria.
Amazonianarede-Susam