
Manaus – Atendendo a denúncias formuladas pelas redes sociais, o Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) apreendeu cerca de três toneladas de carne no Supermercado Hiper DB, na Avenida Mario Ypiranga, no bairro Adrianópolis, na Zona Centro-Sul de Manaus.
A fiscalização ocorreu após a divulgação de um vídeo nas redes sociais, onde um gato foi filmado comendo carne em expositores. A fiscalização constatou que a gravação não foi feita no local.
De acordo com a assessoria de comunicação do Visa Manaus, foi constatado que as carnes estavam sendo armazenadas a uma temperatura entre 17º e 18º, quando o recomendado é 7º. As câmaras de resfriamento foram lacradas.
Ainda segundo a assessoria do órgão, o supermercado pode receber multa de até 400 unidades fiscais municipais (UFMs). Caso o estabelecimento seja reincidente, a multa pode dobrar. Atualmente, a UFM equivale a R$ 83,78.
A direção do supermercado informou que nenhum produto fiscalizado estava estragado ou fora do prazo de validade. Segundo a empresa, a carne era transportada de um caminhão para a câmara frigorífica quando foi avaliada pela Visa Manaus. A mercadoria teria ficado alguns minutos em temperatura ambiente antes se ser analisada, por isso teria apresentado temperatura fora do padrão.
Ainda segundo o estabelecimento, a carne deverá passar por teste para se avaliar as condições e a destinação.
Nesta sexta-feira (11), o Departamento de Vigilância Sanitária decide se a carne pode servir de alimento aos animais do zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) ou se será descartada no aterro sanitário municipal.
Amazonianarede-Assessoria