Bares receberam as primeiras blitzes do Detran-AM na campanha “Amigo Legal”

Detran, fiscaliza a lei seca nos bares
Detran, fiscaliza a lei seca nos bares
Detran, fiscaliza a lei seca nos bares

Manaus – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizou, nesta sexta-feira (29) e sábado (30), mais uma etapa da campanha de educação de trânsito “Amigo Legal” com uma blitze educativa em seis bares e casas noturnas de Manaus. Os agentes do órgão vão percorrer bares nos bairros do Japiim e Vila da Prata e do Conjunto Vieiralves. Paralelo à campanha, duas equipes de fiscalização do Detran-AM e da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizam fiscalização do cumprimento da Lei Seca.

As blitze educativas da campanha “Amigo Legal” em bares, restaurantes e casas noturnas começaram na noite de quinta-feira, 28 de julho. A diretora do Detran-AM, Mônica Melo, o secretário estadual de Esporte, Júlio César Soares, agentes do Departamento de Trânsito e voluntários da campanha percorreram bares no Vieiralves, zona Centro-Sul, e na Estrada do Turismo, na zona Oeste de Manaus, orientando a população sobre os riscos combinação álcool e direção.

Nas abordagens da blitze educativa, a equipe do Detran-AM aplicou o teste do bafômetro, distribuiu folhetos educativos, adesivos e portas-garrafas da campanha. Nas mesas, após a orientação sobre os riscos de dirigir embriagado, sobre a lei seca e as penalidades aplicadas a motoristas flagrados dirigindo alcoolizados, os agentes escolheram o “Amigo Legal”, pessoa com habilitação, que não irá ingerir bebidas alcoólicas, responsabilizando-se pela condução dos outros colegas para casa. O escolhido recebeu uma pulseira e uma blusa da campanha.

A comerciante Mônica Cinara Nunes estava em um dos bares visitados pelos agentes da campanha. Escolhida a ‘Amiga Legal’ de um grupo de seis amigos, ela disse que prefere sair à noite, sem beber. Para ela, a campanha é extremamente importante para a mudança de hábitos. “Eu curto a noite sem beber nem uma gota de bebida alcoólica e acho muito importante essa campanha para dar mais segurança no trânsito porque muitas pessoas não cumprem a lei seca e colocam todo mundo em risco”, disse.

“Para mim está aprovado. Essa campanha é uma maneira de incentivar as pessoas a adotarem uma postura responsável, mantendo a segurança dos que bebem e dos que não bebem, inclusive dos pedestres. É importantíssimo”, enfatizou a supervisora de vendas, Marta Silveira, a “Amiga Legal” da vez.

“A noite de Manaus está crescendo, com novas casas noturnas e bares, tem bastante opção agora para se divertir e a educação é muito importante para esse público de festas, a maioria bastante jovem”, destacou o engenheiro Emanuel Maia.

As casas noturnas e bares visitados recebem um certificado do Detran-AM. A diretora do órgão, Mônica Melo, aproveitou os palcos das casas noturnas para falar ao público sobre a campanha, que tem como meta reduzir em 10% o número de acidentes de trânsito até o final do ano. Segundo a diretora, paralelo ao trabalho educativo, de convencimento, haverá um reforço na fiscalização do cumprimento da Lei Seca.

“Nosso reforço não é só educativo, mas de fiscalização. Nós estamos orientando as pessoas. Queremos fazer com que elas internalizem a campanha, adotem posturas corretas no trânsito. Agora, vai ter também o rigor do Detran e da Polícia Militar, com a intensificação da fiscalização no trânsito”, disse.

Amazonianarede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.