Detran autua 17 motoristas por motoristas por desrespeito a Lei Seca

MANAUS-AM; 26/07/2008; CIDADES - DETRAN E POLÍCIA MILITAR REALIZAM OPERAÇÃO "BICO SECO" PARA O CUMPRIMENTO DA LEI SECA. FOTO: JUCA QUEIROZ/ACRÍTICA
MANAUS-AM; 26/07/2008; CIDADES -  DETRAN E POLÍCIA MILITAR REALIZAM OPERAÇÃO "BICO SECO" PARA O CUMPRIMENTO DA LEI SECA.  FOTO: JUCA QUEIROZ/ACRÍTICA
Detran faz blitz da Lei seca e autua motoristas embriagados

Manaus – Uma operação do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizada na madrugada desta sexta-feira (12) autuou 17 condutores por embriaguez ao volante em Manaus.

A blitz ocorreu na Avenida Efigênio Sales, Zona Centro-Sul da capital. Segundo o órgão, um advogado foi detido após tentar agredir agentes de trânsito durante a fiscalização. De acordo com os dados do Detran-AM, 14 veículos – dos quais 12 eram carros e dois eram motocicletas – foram apreendidos.

O Departamento informou também que deteve dez condutores que dirigiam sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O advogado detido durante a blitz, segundo o Detran-AM, foi conduzido ao 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

O caso foi encaminhado para o 16º DIP, onde será investigado. Não há informações se o homem foi liberado. Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Civil, a delegada titular do 16° DIP, Izolda Castro, informou que os procedimentos cabíveis sobre o estão em andamento.

Lei Seca

As regras da Lei Seca consideram ato criminal quando o motorista é flagrado dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito: 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue.

Nesse caso, a pena é de detenção de 6 meses a 3 anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de obter a habilitação.

Condutores autuados por esse tipo de infração pagam R$ 1.915,40 de multa,  perdem 7 pontos na carteira e têm a CNH apreendida. O valor é dobrado caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.

Se o bafômetro registrar um índice igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, mas abaixo do 0,34 permitido pelo Código de Trânsito, o condutor é punido apenas com multa.

No exame de sangue, o motorista será multado por qualquer concentração de álcool, e pode ser preso se tiver mais de 6 decigramas de álcool por litro de sangue.

Amazonianarede-Rede Amazonica

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.