Borba – O dia 1º de Junho foi marcado por muita emoção, fé e esperança no município de Borba a 151 km de Manaus. Na tarde desta segunda feira aconteceu a tradicional “Canoa de Entrada”, uma gigantesca procissão fluvial que saiu da comunidade de Acará há alguns quilômetros rumo à cidade conhecida pela sua religiosidade.
No começo na noite a imagem de Santo Antônio chegou a Borba acompanhado por dezenas de embarcações e devotos que cantavam o hino de em honra ao padroeiro.
Logo depois cerca de duas mil luminárias foram soltas no Rio Madeira em frente à cidade que desciam com a correnteza iluminando a escuridão do rio.
A Imagem e a Relíquia com fragmentos do corpo de Santo Antônio seguiram em procissão até a Basílica (Borba possui a única Basílica do Amazonas, também consagrada pelo Vaticano como Catedral).
Uma missa campal foi realizada na frente da Igreja pelo Bispo da cidade Dom Eloi Roggia, em seguida foi realizado o primeiro dia de leilão dos festejos de Santo Antônio que vão até o dia 13 de junho.
Este ano o Festejo contará com o Show do Padre Joãozinho no dia 11, o Padre é conhecido nacionalmente por suas canções religiosas. No dia 13 de junho pela manhã acontece a Bênção das Embarcações, onde o bispo de Borba percorre toda a orla da cidade em um barco abençoando todas as embarcações que forem para os festejos.
O bispo pede que Santo Antônio interceda para que as embarcações sejam livres de tragédias, naufrágios e acontecimentos ruins e pede que elas voltem no próximo ano). A tarde é realizada a procissão de Santo Antônio, é o momento mais aguardado pelos romeiros, a imagem percorre algumas ruas da cidade acompanhada de milhares de fies.
Amazonianarede-Cláudio Alfon/Assessoria de Borba