Rio Preto da Eva – O Rambotan é uma fruta exótica originaria do sudeste asiático, também conhecida como delicia do Pacifico. É semelhante ao Urucum Amazônico, somente na aparência, pois o paladar é completamente diferente. Possuem casca firme cobertas com pelúcia macia coloração vermelha carmin .
Sua polpa é doce, pouco acida semelhante a Uva podendo ser utilizada em conservas e sucos, aceita também congelamentos mantendo as características originais.
O Rambutan é rico em vitamina C, carboidratos. Proteínas, cálcio, fosforo, potássio, ferro e niacina. Sua polpa é doce e pouco acida, semelhante a polpa da Uva. O extrato da Raiz é utilizado para tratar febre e das folhas para aliviar as dores da cabeça.
A fruta é doce e pode ser armazenada na geladeira por até duas semanas, e pode ser encontrada em abundancia no município de Rio Preto da Eva 9 distante 80 quilômetros da capital amazonense ), mais especificamente na ZF9, na Comunidade Agrícola José Lindoso.
Uma das pioneiras na produção do Rambutan é a agricultora Saira Denise da Silva Gomes que mantem uma plantação da fruta asiática que nessa época do ano fica todo colorido, misturando o verde das folhas e o vermelho dos frutos.
Saira, além de produtora rural é também professora da escola da comunidade, ela é responsável pela alfabetização de crianças, jovens e adultos, e faz um trabalho grandioso não só na economia local como social. Ela fala com entusiasmo de se cultivar o Rambotan “.
O trabalho começou a cerca de quatro anos, apostamos na plantação do Rambotan e já estamos colhendo os frutos do investimento, a recepção é maravilhosa, onde a safra toda já esta vendida” falou Saira Denise.
O Rambotan é comercializado em saolas plásticas com o preço da dúzia variando dos 7 a 9 Reais. Hoje o município de Rio Preto da Eva é o maior produtor de Rambutan do Amazonas.
Amazonianarede-Kennedy Lyra