Manaus – Os embalos de sábado à noite no Campeonato Brasileiro chegam ao fim na Arena da Amazônia, em Manaus (AM), onde Flamengo e Vitória se enfrentam às 21h (de Brasília), pela penúltima rodada da competição.
Essa será a última partida neste horário, já que na rodada decisiva todas as partidas estão programadas para a parte da tarde. Os cariocas apenas cumprem tabela e ocupam a nona posição com 48 pontos, sem risco de rebaixamento e sem chances de Libertadores.
Se para o Flamengo o jogo pouco vale, para o Vitória é uma decisão. O time aparece na zona de rebaixamento com 38 pontos, mas pode deixar a área de risco se vencer e o Palmeiras tropeçar no Internacional, em Porto Alegre (RS), também neste sábado.
“Para nós esse é o jogo mais importante da temporada, pois pode nos fazer chegar na rodada decisiva precisando apenas do nosso próprio resultado para garantir a permanência na Primeira Divisão. Enfrentamos muitas dificuldades até aqui, mas podemos atingir nosso objetivo nesta reta final e é apenas isso que interessa. Respeitamos o Flamengo, mas vamos a campo pensando apenas na vitória”, disse Ney Franco, técnico do Vitória, que vai reencontrar o Flamengo, clube que dirigiu em parte deste Brasileirão.
A necessidade de vitória dos baianos é um assunto que parece não interessar aos flamenguistas. O técnico Vanderlei Luxemburgo disse que sua equipe vai a campo pensando no triunfo para respeitar a competição e não para ajudar outros clubes ou para atrapalhar os planos do rival.
“O Flamengo não vai jogar por ninguém, pois se você pede para outro fazer o que você não conseguiu é porque você foi incompetente. Vamos buscar a vitória porque respeitamos a competição e a camisa do Flamengo, que sempre temos a obrigação de honrar”, avisou Vanderlei.
O Flamengo terá algumas mudanças em relação ao jogo passado. O zagueiro Chicão será poupado para a entrada de Marcelo, enquanto João Paulo volta a ser o lateral-esquerdo depois de Anderson Pico atuar de forma improvisada no setor. O meia Gabriel, com lesão na coxa esquerda, foi vetado e seu lugar será de Elton.
O zagueiro Roger Carvalho, o lateral-esquerdo Mansur e o atacante Vinícius perdem seus lugares no time. Assim, Edinei será o companheiro de Kadu na zaga, Neto Coruja ganha uma vaga no meio, com Richarlyson sendo improvisado na lateral, enquanto que José Welison joga como meia, com Marcinho sendo adiantado para o ataque. A única dúvida está no gol, onde Wilson, com dores no ombro direito, fará um teste de vestiário. Se for vetado, Gatito Fernandez atuará no setor.
No primeiro turno do Campeonato Brasileiro as duas equipes se enfrentaram no Estádio Barradão, em Salvador (BA), e o Flamengo levou a melhor, ganhando por 2 a 1. Naquela ocasião, Marcelo e Alecsandro marcaram os gols flamenguistas, enquanto que Caio descontou para os baiano.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO-RJ X VITÓRIA-BA
Local: Arena da Amazônia, em Manaus (AM)
Data: 29 de novembro de 2014 (Sábado)
Horário: 21h(de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Paulo César Silva Faria (MT) e Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO)
FLAMENGO: Paulo Victor, Leonardo Moura, Marcelo, Wallace e João Paulo; Victor Cáceres, Héctor Canteros, Márcio Araújo e Everton; Nixon e Elton
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
VITÓRIA: Gatito Fernandez (Wilson), Nino Paraíba, Kadu, Ednei e Richarlyson; Neto Coruja, Cáceres, José Welison e Escudero; Marcinho e Dinei
Técnico: Ney Franco
Fonte: Gazeta Press