Segundo o Comandante do Pelotão Fluvial, tenente BM Calmon Gama que foi o instrutor do curso, a turma recebeu aulas teóricas e práticas como da história do salvamento aquático no Brasil e no mundo, educação física aplicada e utilização de equipamentos de salvamento aquático. “Os Guarda Vidas também receberam instruções sobre o tipo e as fases do afogamento, Atendimento Pré-hospitalar para afogados, teoria de salvamento aquático e técnicas de salvamento aquático”, destacou Gama.
A maioria do treinamento foi realizada na praia da Ponta Negra, utilizando equipamentos e fazendo simulados de afogamentos.
O Comandante dos Bombeiros da Capital (CBC), Tenente Coronal Dinanci Almeida, explicou que o curso habilitará os Guardas Vidas a executarem atividade em balneários, rios, lagos e piscinas dentro das normas de segurança.
O Comandante-Geral do CBMAM, Coronel Antônio Dias dos Santos informou que a Corporação pretende formar 50 “Guardas Vidas” para atuar em conjunto com os bombeiros na praia da Ponta Negra. “Cada Guarda Vida trabalhará com um bombeiro mergulhador na prevenção”, disse.
De acordo com Dias, ainda neste mês de outubro o Corpo de Bombeiros irá começar a formação de mais uma turma de “Guardas Vidas”.
(Texto e foto: EMERSON MIRANDA – ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO CBMAM)