Manaus – “Folguedos” é o novo espetáculo do Balé Folclórico do Amazonas que será apresentado neste domingo, dia 20 de julho, às 19h, no Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião, s/nº, Centro, zona sul). O evento é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. A entrada é gratuita.
O espetáculo é uma homenagem ao Festival Folclórico do Amazonas, onde será retratado momentos das décadas de 50 e 60, quando o Festival ocorria no campo General Osório, onde hoje é o Colégio Militar de Manaus.
De acordo com a diretora do Balé Folclórico do Amazonas, Conceição Souza, “Folguedos” tomará conta do palco do teatro como um grande arraial com direito a danças folclóricas tradicionais, incluindo Quadrilha, Jacundá, Rapachão, Serafina, Boi-bumbá e Ciranda. “O Balé vai retratar trechos de situações teatrais como o casamento, que acontece na Quadrilha, por exemplo”, disse.
“Folguedos” tem a participação de 33 bailarinos que integram o Balé Folclórico do Amazonas.
A direção artística é de Conceição Souza, que assina ainda a pesquisa e coreografia e os figurinos são de Herleson Costa e Central Técnica de produções. Para Souza, parte da história base do Festival Folclórico do Amazonas, inclusive, alimentou a criação do espetáculo “Folguedos”.
O Festival Folclórico do Amazonas teve seu início em 21 de junho de 1957, no Campo do Quartel 27 B.C., Estádio General Osório, em Manaus, contribuindo assim para difundir a cultura popular do Amazonas. O evento tem atrações como os bois principais, Garanhão, Brilhante e Corre-Campo e apresentações de cirandas, danças nordestinas, quadrilhas e apresentações de tribos.
Em 1979, o festival passou a ser apresentado em diferentes lugares como Parque Amazonense, Estádio da Colina, Estádio Vivaldo Lima, (Vivaldão). Hoje, é realizado no Centro Cultural Povos do Amazonas.
Fonte: Agecom