Manaus – Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Nova Vida, localizada na rua Jerusalém, no Mauazinho, zona Leste, participaram, nesta segunda-feira, 2, de uma palestra sobre riscos aviários, causados pelo acúmulo de resíduos nos bairros próximos ao aeroporto de Manaus. A ação foi realizada pela equipe de Engenharia Ambiental da Infraero.
A coordenadora do eixo de educação ambiental da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1 da Semed, Dyanne Aguiar, explicou que além da sensibilização dos alunos, o projeto também visa atingir a comunidade em geral. “O objetivo é sensibilizar toda a população que vive no entorno do aeroporto para evitar o acúmulo de lixo e lixeiras viciadas porque isso atrai, principalmente, urubus, e são esses animais que causam acidentes aéreos”.
Ela lembrou, ainda, que o Mauazinho está dentro da área abrangida pelo aeroporto. “O bairro está na rota dos aviões, principalmente os que vão para o aeroporto de Ponta Pelada. Aqui, ainda temos a Ceasa, que tem um problema crítico com grande acúmulo de lixos e proliferação de urubus”.
O engenheiro ambiental da Infraero, Henrique Frank, comentou que o projeto Fauna nos Aeroportos Brasileiros conta com duas linhas de trabalho. Uma compreende a visita aos aeroportos e a outra são palestras externas aos alunos. “Procuramos fazer parceria com as secretarias de educação e, durante as palestras, explicamos sobre resíduos próximos ao aeroporto, mostramos a relação da atração desses animais pelo lixo, e no caso, o urubu, que é o problema mais crítico”.
Ele explicou que os palestrantes trabalham orientando os estudantes. “Falamos também sobre abandono de animais domésticos porque muitas vezes o animal acaba migrando para a área do aeroporto, causando incômodo e interrompendo as aeronaves. Procuramos conscientizar os alunos para que sejam multiplicadores”.
Esta é a segunda escola da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1 que recebe as orientações. No dia 13 de maio, alunos da Escola Municipal Vila da Felicidade, no mesmo bairro, também participaram da palestra educativa, seguida de uma visita ao aeroporto, onde os alunos puderam ver de perto a relação dos resíduos mal acondicionados com as operações aeronáuticas.
Texto: Luana Carvalho – Foto: Lton Santos