Manaus – Ao visitar na manhã desta terça-feira, dia 13 de maio, as obra de ampliação e reforma da escola estadual Sebastiana Braga, que deve ser entregue na próxima semana, na avenida Timbiras, Cidade Nova, zona norte, o governador do Amazonas, José Melo, anunciou que está concluindo uma agenda extensa de inaugurações de obras, na capital e interior, para os próximos dias. Somente na área de Educação são 27 obras – 24 no interior e três na capital – que devem ser entregues entre maio e junho.
“Estamos construindo um cronograma de inaugurações a partir desta semana aqui na cidade de Manaus e no interior, que incluem, além de escolas – somente em Carauari são quatro –, obras de sistema viário de várias cidades, sistemas de abastecimento de água, entre outras. Estamos fazendo um apanhado de tudo para formatarmos uma agenda que permita ir lá e cá, porque, além desse fato, eu tenho que governar também. É como se trocássemos a turbina de um boing no ar. Portanto, vamos fiscalizar as obras, fazer as inaugurações e fazer os atendimentos, tudo a seu tempo”, disse o governador, ao referir-se a sua rotina diária de trabalho.
Atendendo a 950 alunos de Ensino Médio em dois turnos (manhã e tarde), a escola Sebastiana Braga passou por reforma e ampliação entre o ano passado e o início deste ano. Recebeu uma cozinha nova com refeitório, um novo almoxarifado e um ginásio coberto, obras que custaram R$ 2,6 milhões. Além do ensino regular, a escola é utilizada para cursos do programa Oportunidade e Renda, do Centro e Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
José Melo visitou os espaços da escola e ouviu das merendeiras que a nova cozinha é de primeiro mundo. “Eu estou saindo hoje 90% satisfeito, porque os dez por cento foram as correções que eu pedi que fossem feitas para que na próxima semana pudéssemos inaugurá-la. Eu estou aqui fiscalizando essa obra, vim verificar ponto a ponto, afinal de contas é o dinheiro do povo que está aqui. Portanto, me compete o direito de fiscalizar e exigir a obra no formato que está no projeto e, na fiscalização, já determino o dia e a hora que quero inaugurá-la”.
José Melo lembrou que o Governo do Estado mantém mais de 400 obras em andamento, com investimentos em torno de R$ 4 bilhões, que vão desde escolas, hospitais, asfaltamento de ruas, estradas, obras de infraestrutura e habitação. “É um volume de obras muito grande. Todos os dias saio de casa e faço a minha fiscalização, dou minhas ordens, faço as minhas cobranças, porque é o dinheiro do povo que está lá e eu sou o fiscal maior”, declarou o governador.
Obras na Educação – De acordo com secretário estadual de Educação, Rossieli Silva, em Manaus, o governador vai inaugurar ainda esta semana a Escola Carvalho Leal, na Cachoeirinha, zona sul, que foi completamente reformada, após sofrer as consequências de um temporal ano passado. Semana que vem, será a vez da Escola Sebastiana Braga e, na sequência, a Escola Estadual Machado de Assis, em Educandos, zona sul, que foi reformada. “Estamos aguardando definição de agenda, temos três obras na capital e 24 no interior para inauguramos em vários municípios, entre maio e junho”, declarou o secretário.
Rossieli Silva ressaltou, ainda, que em junho próximo o governador José Melo deverá assinar com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) uma parceria de U$ 272 milhões, sendo U$ 93 milhões de contrapartida do Estado, para a construção de 12 Centros de Educação de Tempo Integral (Ceti), adaptação de outras 20 escolas para esta modalidade e reforma de outras 20 escolas de ensino regular. “Esta semana o projeto deverá estar pronto para ser votado na Comissão de Assuntos Econômicos do Estado, para então fazermos a assinatura com o BID”.
De acordo com o secretário, o Governo do Estado planejou a construção de 23 Cetis no interior do Estado, dos quais 12 estão em obra, seis estão com licitação em fase de conclusão e o restante com o processo de licitação iniciando.
Foto: Alex Pazuello/Agecom