Amazonianarede – Semcom
Manaus – O prefeito em exercício, Isaac Tayah, visitou na manhã desta quinta-feira (15), bairros da cidade para averiguar os problemas causados pelas chuvas dos últimos dias, mais especificamente o de lixo, arrastado pelas águas e que acaba ficando retido em pontos, considerados críticos. Acompanhado pelo subsecretário municipal de Limpeza Pública, Túlio Kniphoff, Isaac sugeriu ações para solucionar o problema, destacando que a comunidade deve ser parceira da prefeitura na fiscalização
O primeiro local visitado pelo prefeito em exercício foi a área situada atrás da Igreja Canaã, no Vale do Amanhecer (Petrópolis, zona Sul), onde se reuniu com moradores e empresários que estariam descartando produtos perecíveis na rua, fora do horário de coleta. Todo o material – incluindo madeirame e restos de construção – foi recolhido, sendo utilizados, para isso, caminhões especiais. Na ocasião, os comunitários assumiram o compromisso de alertar a Semulsp sobre os excessos de comerciantes e pessoas inescrupulosas.
A mesma parceria foi conseguida na Cidade Nova, zona Norte, onde o morador Raimundo Santos denunciou que o lixo é depositado todos os dias por caminhões oriundos de outros bairros. Ele garantiu que anotará as placas para informar à Prefeitura.
No bairro Mauazinho, zona Sul ficou constatado que todo o lixo das esquinas foi recolhido a tempo. Ficou decidido que serão instaladas em duas ruas de maior necessidade, caixas da Prefeitura para evitar que o lixo seja espalhado pela chuva ou pelos animais.
Também foram feitos trabalhos de limpeza e coleta na rua Itaúba (4ª etapa do Jorge Teixeira, zona Leste) e na rua 7, em frente ao Colégio Alvaro Maia, no Parque Dez, zona Centro-Sul, onde galhos de árvores estavam prejudicando o trânsito.
O prefeito em exercício explicou que esta fiscalização é necessária para que medidas mais imediatas sejam tomadas, prometendo exigir mais empenho das duas empresas contratadas para este serviço.