Trump estuda impor bloqueio naval a Cuba para impedir entrada de petróleo no país, diz site

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 14 de janeiro de 2026 — Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein

Segundo o ‘Politico’, medida busca pressionar Cuba por mudança de regime. Analistas alertam que restrição às importações de petróleo pode ser catastrófica para a economia do país.

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estuda impor um bloqueio naval contra Cuba para impedir a chegada de importações de petróleo ao país. As informações foram reveladas pelo site norte-americano “Politico” nesta sexta-feira (23).

O objetivo seria pressionar por uma mudança de regime em Cuba. Uma estratégia semelhante foi adotada contra a Venezuela em dezembro, quando forças americanas passaram a impedir o trânsito de navios petroleiros alvo de sanções dos Estados Unidos.

Três autoridades ouvidas pelo Politico disseram que a medida é apoiada por integrantes do governo, incluindo o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio. Filho de imigrantes cubanos, Rubio é um dos principais críticos do regime cubano dentro da administração Trump.

Segundo a reportagem, nenhuma decisão foi tomada até o momento. Ainda assim, o bloqueio pode integrar um conjunto de ações a ser analisado pelo presidente para pressionar pelo fim do governo comunista no país.

Nas últimas semanas, Trump tem prometido impedir que petróleo e recursos financeiros venezuelanos cheguem a Cuba. A pressão contra a ilha aumentou após uma operação dos Estados Unidos na Venezuela, que resultou na captura de Nicolás Maduro.

Analistas ouvidos pela Reuters afirmam que a medida anunciada por Trump pode ser catastrófica para o já fragilizado sistema de abastecimento de combustível, a rede elétrica e a economia cubana.

De acordo com o Politico, um bloqueio total às importações de petróleo representaria uma escalada em relação às medidas anunciadas anteriormente por Trump.

Na quarta-feira (21), o jornal “Wall Street Journal” revelou que Trump está buscando uma mudança de regime em Cuba até o fim de junho. A reportagem afirma que autoridades norte-americanas estão a procura de figuras influentes em Havana para um acordo que derrubaria o governo.

amazonianarede
Por Redação g1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.