Manaus poderá receber o Mundial de Paratriathlon em 2014

(Foto: Antonio Lima – Semjel)

Neste sábado, 28, está sendo realizado na Ponta Negra o ITU Panamerican Cup de Sprint Triathlon e do Campeonato Brasileiro de Paratriathlon, ambos promovidos pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

Em coletiva realizada na manhã desta sexta-feira, 27, o superintendente da Confederação Brasileira de Triatlhon (CBtri), Rivaldo Martins, afirmou que se o resultado de ambas as competições for positivo, a Capital tem chances de receber em 2014 o Mundial de Paratriathlon, considerado um dos principais eventos do ciclo paralímpico.

“O Mundial tem três etapas e temos a intenção de trazer uma dessas etapas para Manaus. Tudo vai depender de como a capital vai se sair nos eventos de amanhã. Até porque, quem quiser estar nas Paralimpíadas, vai ter passar pelo Mundial”, disse Martins.

O secretário da Semjel, Fabrício Lima, afirmou que vai trabalhar para fazer o melhor evento que Manaus já sediou e agradeceu pela confiança da International Triathlon Union (ITU), da Confederação Brasileira de Triatlon (Cbtri) e da Federação Amazonense de Triatlhon (Fetriam).

“O Rivaldo realmente me surpreendeu, mas isso é fruto de uma sementinha plantada lá atrás e que a gente está colhendo agora. Manaus conseguiu provar que tem todas as condições de receber grandes eventos, de fazer turismo, e agora teremos esta oportunidade. Vamos trabalhar muito e dar o nosso melhor para que ela não escape”, ressaltou Lima.

Recebendo 108 triatletas de 19 estados brasileiros e 22 de outros países, o superintendente e diretor de paratriathlon da CBTri, Roberto Menescal, afirmou que o Panamerican Cup vai contar com uma estrutura que atenda todas as necessidades dos participantes.

“Uma preocupação constante em Manaus é sempre o calor intenso combinado com a alta umidade. Neste sábado teremos várias largadas e por isso vamos ter um cuidado redobrado no atendimento médico com ambulâncias, paramédico de moto circulando no percurso e uma tenda médica próximo da linha de chegada para facilitar na recuperação dos atletas”, disse.

Favoritismo

Fazendo parte da coletiva do Panamerican, Reinaldo Colucci chamou atenção durante o evento. Despontando hoje como um dos mais versáteis triatletas do mundo, o jovem é um dos favoritos para levar o título pela competição na categoria Elite Masculina.

“No início do ano, quando outro evento da mesma categoria foi realizado na cidade de João Pessoa (PB), eu infelizmente não pude estar presente. Por isso, estou bastante motivado para competir em Manaus”, disse Colucci, ao comentar sobre a importância de marcar pontos no ranking internacional pelo evento.

“A prova soma 200 pontos no I.T.U. Points List, que é o ranking oficial da entidade para determinar os “starts” nos eventos de maior proporção. Com o novo sistema de pontuação, o que for somado em Manaus irá permanecer integral por praticamente um ano no ranking. E sendo assim, os pontos de sábado terão grande importância para que eu consiga largar com mais tranquilidade nas provas de 2014, pois se inicia a classificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016”, comentou o medalhista de ouro nos Jogos do Pan de Guadalajara.

Percurso

As provas tanto do evento Internacional quanto do nacional terão o percurso de 750m de natação, 20 Km de bicicleta e 5Km de corrida.

O ITU Pan Americano vai contar com três categorias, divididas em Por Idade, Elite Feminina e Elite Masculina. Os cinco primeiros das três categorias que passarem pela linha de chegada serão agraciados com uma quantia em dinheiro.

Largadas

1ª largada – Categorias de Idade
2ª largada- Paratriathlon
3ª largada – Elite Fem.
4ª largada- Elite Masc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.