O brasileiro com 18 anos completos ou mais pode dar seus palpites em diversas modalidades. Ainda assim, o futebol continua como esporte líder na preferência nacional, inclusive nas plataformas de apostas. Esse cenário já era bastante esperado, contudo, algo que deve ser reforçado por todos os integrantes desse ecossistema de iGaming é a integridade esportiva.
O founder da Cactus Gaming, Nickolas Tadeu Ribeiro de Campos salienta essa necessidade de reforçar o compromisso com a ética, com a transparência e com as boas práticas de governança. Por isso, ele afirma que a integridade esportiva precisa ser encarada como um elemento determinante para a sustentabilidade do setor.
Dessa maneira, Nickolas Ribeiro aponta que investir em capacitação é uma maneira eficaz de coibir riscos e fomentar a responsabilidade conjunta no combate à qualquer tipo de irregularidade que possa comprometer o jogo limpo.
Nos últimos meses, se tornou comum observar oficinas, seminários e palestras de conscientização e educação destinada aos atletas desde as categorias de base até o profissional, incluindo ainda comissões técnicas, dirigentes e demais profissionais envolvidos no dia a dia de clubes de futebol e de outras modalidades.
Nesses encontros, temas como os riscos das fraudes, consequências legais e esportivas, a relevância de adotar medidas preventivas e de não compactuar com situações suspeitas são debatidos e devidamente esclarecidos. Isso porque o objetivo de todos, tanto do meio esportivo quanto do setor de jogos online, é orientar, agir com responsabilidade e zelar pelo esporte em todos os níveis.
Segundo o founder da Cactus, realizar essas ações é assegurar que todas as pessoas envolvidas trabalhem com responsabilidade visando diminuir os riscos e conhecendo os meios para denunciar qualquer irregularidade em potencial. Ou seja, são movimentos que integram a agenda da indústria comprometida com a regulamentação, jogo responsável e integridade esportiva.
Vale lembrar que as autoridades nacionais e federações esportivas, como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), também possuem acordos estratégicos para garantir que as partidas se resolvam unicamente nos gramados, quadras e pistas.




