Unidade de conservação contará com programação gratuita de vivência na floresta
Manaus,AM – O domingo foi diferente par muitas famílias que resolveram ontem, passar um dia no parque exatamente no Parque Estadual Sumaúma que a recebeu , a campanha nacional “Um Dia no Parque”, que ocorreu simultaneamente em 197 Unidades de Conservação (UCs) de todo o país.
O Parque Sumaúma é gerenciado pelo Governo do Estado,está localizado na Cidade Nova, Zona Norte de Manaus, abriu as portas para a população com programação gratuita das 8h às 16h.
A agenda da campanha no Parque Sumaúma é promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com as ONGs socioambientais WWF-Brasil e Instituto Sumaúma. O objetivo é atrair a população para conhecer e vivenciar as áreas verdes protegidas em todo o país.
“É estratégico promover este tipo de agenda no Parque Sumaúma, pois ela fortalece o nosso objetivo de transformar o parque em referência para educação ambiental e lazer em Manaus.
Área urbana
O Sumaúma é a única UC estadual em área urbana, e fica no coração da zona norte. Oferecer para a população uma experiência de viver a floresta e sua biodiversidade é muito mais divertido e eficiente do que apenas falar de meio ambiente. É uma maneira de mostrar que as pessoas também fazem parte do meio ambiente”, destacou o titular da Sema, Eduardo Taveira.
O presidente do Instituto Sumaúma, Augusto Leite, que trabalha em defesa do parque, ressaltou a importância do espaço para os moradores da zona urbana, especialmente da zona norte da capital.
“Esta é uma área importantíssima para a cidade de Manaus, tendo na própria cidade uma representação da floresta amazônica que pode ser usada para a educação ambiental”, disse.
Programação gratuita
A agenda especial no Parque iniciará às 9h, com uma saída fotográfica sobre conservação ambiental. Fotógrafos profissionais e amadores se reunirão no espaço e serão guiados pelas trilhas para capturar imagens da biodiversidade no local, sob o ângulo de cada um.
A partir das 9h, foram exibidos ainda filmes de temática socioambiental na Sala da Biodiversidade Sauim-de-coleira, e realizadas atividades lúdicas para crianças, como jogos e teatros de fantoches sobre educação ambiental.
Uma exposição entomológica itinerante foi exibida no Parque também no domingo, das 9h às 16h. Às 10h30 e às 14h30, serão promovidos quizzes com crianças sobre os temas abordados nas atividades de educação ambiental.
Plantas
]A agroecologista Renata Peixe-Boi realizará ainda uma atividade de vivência sobre Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs), a partir das 15h. Será feita uma breve explicação sobre o tema, e em seguida os participantes da atividade seguirão para as trilhas do parque com a especialista para aprender a identificar as PANCs encontradas no local, apresentando alternativas mais saudáveis de alimentação e disseminando conhecimento sobre o tema.
Vivência em trilhas
A Sema passará a promover ainda trilhas interpretativas, uma novidade na visita ao Parque Sumaúma, conforme explica o técnico da Sema Jefferson Moreira.
“Na trilha interpretativa, o condutor é acima de tudo um educador. Nós promovemos uma interação com as riquezas naturais do parque, ensinando por meio da experiência prática de vivência com o espaço. Acima de tudo, é um momento de sensibilização para repensarmos nossos hábitos e buscarmos uma vida em harmonia com o planeta”, ressaltou.
Ao todo, serão organizadas oito saídas de grupos para as trilhas, nos seguintes horários: 9h30, 10h, 10h30, 13h30, 14h, 14h30, 15h e 15h30. É recomendado o uso de sapatos fechados (tênis ou bota), protetor solar e roupas frescas e confortáveis, como as usadas para prática de exercício.
‘Um Dia no Parque’
Idealizada pela Rede Pró UC em parceria com a Coalizão Pró-Unidades de Conservação, a campanha tem o objetivo de mostrar às pessoas que perto delas provavelmente há uma Unidade de Conservação, e que ali é possível praticar diferentes atividades, tanto sozinho como em grupo.
Além de levar as pessoas às Unidades de Conservação para lazer, a campanha quer mostrar ao público a importância destas áreas para a qualidade de vida também nas cidades, já que as UCs são responsáveis por cerca de 35% da água consumida no Brasil.
Áreas protegidas no país
Em todo o país, 197 áreas protegidas como o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Parque Estadual do Jalapão, Parque Nacional da Serra da Capivara, entre outros, terão atividades de lazer e educação ambiental, recebendo turistas para vivenciar estes espaços.
No Amazonas, além do Parque Estadual Sumaúma, a campanha será realizada também no Parque Nacional do Jaú, UC federal localizada entre os municípios de Barcelos e Novo Airão.
Parque Estadual Sumaúma
Localizado na zona norte de Manaus, o parque é a única UC estadual em área urbana na capital e é um dos principais focos de trabalho da Sema nesta nova gestão, que está liderando o processo de revitalização do parque.
Criado em 2003, o Parque Sumaúma possui uma área de 51 hectares e abriga espécies em risco como o sauim-de-coleira, animal símbolo de Manaus.
Amazoninarede-AC