
Manaus, AM – “Em Jesus Somos Um”. Esse será o tema a 26ª edição da Marcha para Jesus, cuja organização prevê atrair mais de 600 mil fiéis a partir das 12h deste sábado (1º), em Manaus.
O tradicional evento cristão terá início na Praça da Saudade, no Centro, e se estenderá durante toda a tarde com caminhada até o Sambódromo, na Zona Centro-Oeste da capital.
Entre as atrações locais confirmadas na celebração estão Júnior Lira, Ministério Boas Novas, Tonny Salles e Banda, Jc Seven, além da Banda Atrium.
Organizado pela Omeam
Organizada anualmente pela Ordem dos Evangélicos do Amazonas (Omeam), a Marcha reúne fiéis de diversas vertentes cristãs. Após a concentração na Praça da Saudade, a caminhada passa pela avenida Ferreira Penha às 15h, depois a avenida Ayrão e entra na Constantino Nery, com chegada ao Sambódromo prevista para 18h.
“Será um momento de grande celebração e harmonia entre os presentes para celebrar o amor de Jesus Cristo. Todos estão convidados para participar desse evento especial”, comentou o pastor da Omeam, Sadi Caldas.
Ainda segundo o pastor, os massacres no sistema prisional do Amazonas de domingo (26) e segunda-feira (27) também serão lembrados. “Estaremos orando e trabalhando para que as familias tenham paz, e conclamando para que o governo resolva essa situação de crise e violência que se instaurou”, disse.
Efetivo do IMMU
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana – Gestão de Trânsito (IMMU) vai contar com um efetivo de 133 agentes distribuídos ao longo do percurso para proporcionar segurança viária aos pedestres e fluidez nas vias adjacentes ao itinerário, inclusive durante a celebração, com a montagem operacional dos agentes de trânsito monitorando todo o perímetro até o final do evento.
As linhas de ônibus que trafegam pela avenida Constantino Nery, nos dois sentidos, serão desviadas para a avenida Djalma Batista, a partir do viaduto de Flores. Fiscais de transporte do IMMU estarão nos locais do evento e imediações, com o objetivo de orientar motoristas do transporte urbano e passageiros.
Devido ao grande número de pessoas participando da Marcha, serão interditadas as ruas Ferreira Pena, entre 10 de Julho e Leonardo Malcher, e Ramos Ferreira, entre Tapajós e Ferreira Pena, para a concentração.
Durante o percurso, haverá interdições temporárias das vias, com a presença de agentes nos principais cruzamentos, ficando o trânsito liberado novamente após a passagem dos fiéis.
Como fica o Trânsito
Os veículos que trafegam na Leonardo Malcher deverão seguir pela Getúlio Vargas ou Joaquim Nabuco.
Após a Marcha percorrer a avenida Ayrão e acessar a Constantino Nery, a circulação de veículos será liberada na Ferreira Pena para acessar a Álvaro Maia.
A avenida Constantino Nery ficará interditada no sentido Centro/Bairro da avenida Álvaro Maia até o cruzamento com a avenida Lóris Cordovil, de acordo com a passagem da Marcha.
Os veículos que trafegam na travessa Artur Bernardes, vindos da zona Oeste, serão desviados para a Constantino Nery sentido Centro. Caso necessário, o desvio será prolongado para a rua Emília Ruas, no São Jorge.
Os veículos e coletivos que trafegam na João Valério serão desviados para a avenida Djalma Batista.
O fluxo da Pedro Teixeira, sentido bairro/centro, será desviado à esquerda para a avenida Francisco Orellana.
Os veículos que trafegam no sentido avenida Torquato Tapajós para avenida Constantino Nery, devem seguir pela avenida Djalma Batista.
Desvios de linhas de ônibus e itinerários
As linhas que trafegam na avenida Constantino Nery, nos dois sentidos serão desviadas para a avenida Djalma Batista, a partir do viaduto de Flores, com o seguinte percurso:
Sentido bairro/Centro:
Avenida Torquato Tapajós, avenida Mário Ypiranga, avenida Djalma Batista, avenida Álvaro Maia, rua Elvira Dantas (Retorno no Centro de Convivência), avenida Brasil, avenida Constantino Nery (T1), Centro;
Sentido Centro/bairro:
Itinerário Normal até avenida Getúlio Vargas, avenida Joaquim Nabuco, avenida Djalma Batista, avenida Torquato Tapajós, itinerário normal;
Com a interdição da avenida Leonardo Malcher, no trecho entre a avenida Epaminondas e avenida Getúlio Vargas, as linhas seguirão o seguinte fluxo: as linhas com destino ao Centro devem dobrar à esquerda na avenida Getúlio Vargas, seguir pela avenida Ramos Ferreira e avenida Epaminondas.
As linhas com destino ao T1 e avenida Álvaro Maia seguem pela avenida Joaquim Nabuco, rua Praça Santos Dumont / avenida Álvaro Maia. Já as linhas que trafegam na rua Tapajós devem seguir pela avenida Tarumã, avenida Getúlio Vargas, rua Ramos Ferreira e avenida Epaminondas;
As linhas da avenida São Jorge serão desviadas, nos dois sentidos, pela avenida Emilio Ruas e seguir pela avenida Brasil até a avenida Álvaro Maia e T1. Já na avenida Loris Cordovil, as linhas seguirão o fluxo até a avenida Djalma Batista.
Desvios no trânsito
O desvio das linhas para retorno aos bairros Dom Pedro e Alvorada deve seguir o seguinte fluxo no Sentido bairro/Centro: seguir pela avenida Djalma Batista, avenida Desembargador João Machado, rua D, rua Criciúma (rua 8) / rua Professora Rosa Gomes (esquerda) / rua Professor Abílio Alencar (rua 4).
Durante a realização do evento, todas as linhas do Terminal Constantino Nery – T1, realizarão embarque e desembarque de passageiros no sentido bairro/Centro, pois os coletivos serão desviados pela avenida Djalma Batista.
As linhas que não possuem ponto de parada sinalizado no T1, no sentido bairro/centro, realizarão embarque/desembarque na primeira placa de sinalização, logo na entrada do terminal.
O último Ponto de Parada localizado na avenida Djalma Batista, sentido bairro/Centro, será desativado temporariamente, durante a duração da marcha, a fim de proporcionar fluidez ao trânsito.
Amazoninarede-AC