Pronta a montagem de Posto Médico funcionar atuar no desfile do Carnaval no Sambódromo

Pronta a montagem de Posto Médico funcionar atuar no desfile do Carnaval no  Sambódromo

Manaus, AM – O posto médico que vai funcionar no Centro de Convenções (Sambódromo), nos dias de Carnaval, foi instalado nesta quarta-feira (07/02), pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam). Localizado no Bloco “A”, o posto funcionará com equipe médica, corpo administrativo e uma ambulância para atender ao público e foliões, durante os desfiles das Escolas de Samba, Carnaboi e o Bloco Galo de Manaus.

Serão cinco dias de funcionamento com início nesta quinta-feira (08/02), com os ensaios técnicos das Escolas de Samba de Manaus. Na sexta-feira (09/02) e no sábado (10/02), o posto estará aberto durante todos os desfiles das Escolas de Samba do Grupo de Acesso e do Grupo Especial, respectivamente.

Os trabalhos retornam na segunda-feira (12/02) para atender a demanda do Carnaboi. A equipe também estará de plantão na terça-feira (13/02), durante o Galo de Manaus.

Para cada noite, haverá uma equipe composta por dois médicos, um enfermeiro, cinco técnicos de enfermagem, dois servidores administrativos, um coordenador e um motorista de ambulância.

A unidade do Sambódromo vai funcionar para atendimentos de primeiros socorros, sendo os casos mais graves transferidos para a rede de urgência e emergência do Estado.

Nessas unidades o atendimento será reforçado, com esquema diferenciado da rotina normal, segundo informou o secretário de Estado de Saúde, Francisco Deodato.

“Cada uma estará reforçada para receber os atendimentos conforme as especialidades para as quais são referências. Haverá ainda unidades de apoio e leitos de retaguarda em hospitais, caso haja necessidade”, disse.

Após o atendimento inicial no posto do Sambódromo, caso haja necessidade, os pacientes serão transferidos para os Serviços de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias, na Compensa, e do São Raimundo, ambos na zona oeste. As duas unidades serão de apoio à demanda das festas. Já o SPA Alvorada, zona centro-oeste, ficará reservado para atender a demanda livre.

A transferência será feita por cinco ambulâncias, sendo uma da Susam e outras quatro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de contar com apoio do Corpo de Bombeiros.

Em casos de maior complexidade, o Pronto-Socorro 28 de Agosto, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul, será referência para pacientes adultos com queimaduras, enquanto o Pronto-Socorro da Criança Zona Sul, na Cachoeirinha, será para crianças vítimas de queimaduras; o Platão Araújo será referência para traumas e o João Lúcio para atendimentos neurológicos.

Ambas as unidades estão na zona leste e também estarão atendendo a demanda livre.

Apoio

 As demais unidades funcionarão como apoio. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales, no Tarumã, zona oeste, será apoio do Hospital e Pronto-Socorro da Zona Norte, no Novo Israel, que, junto com os hospitais Adriano Jorge e Beneficente Portuguesa vão dar reforço, com leitos de retaguarda, aos prontos-socorros, caso haja necessidade de transferências.

Bloco do Vampirão

O tradicional Bloco do Vampirão, da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), que há mais de 20 anos desfila no Carnaval Amazonense, e o Vida Ativa – Bloco da Terceira Idade, da Secretaria de Estado da Juventude Esporte e Lazer (Sejel) abrirão, juntos, o Carnaval 2018, no dia 10, às 15h, no Sambódromo.

Com o tema “Hemoam e doador na folia pelo amor”, o Bloco do Vampirão reforça a necessidade da doação voluntária de sangue, levando para o Sambódromo as figuras queridas das crianças e adultos – os vampiros “Rei e Rainha Vamp” – e outras alegorias.

 O Bloco do Vampirão conta com a participação de servidores do Hemoam, doadores de sangue e familiares de pacientes.

O Bloco do Vampirão é uma iniciativa dos servidores do Hemoam, apoiada pela Associação dos Servidores da Fundação Hemoam (ASFHAM).

O Hemoam se prepara para as demandas dos hospitais e prontos-socorros, que costumam aumentar no período carnavalesco, visando manter o estoque dentro dos critérios para garantir a segurança transfusional no estado.

“A ideia é alcançar escolas, faculdades e a indústria, que estão voltando do recesso, além de instituições públicas para a captação de doadores para atender o estoque, já que o índice de acidentes tende a ser maior nesse período”, afirma a subgerente de Coleta Externa, Eleonora Araújo.

Bloco Xô Mosquito

Quem também vai colocar o bloco na rua é a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), que pela primeira vez irá desfilar no Carnaval de Manaus.

O Bloco Xô Mosquito sai às 19h, do dia 10, prometendo levar para a avenida do samba 1.200 brincantes, com a missão de promover a prevenção de doenças como dengue, chikungunya, zika vírus e a febre amarela, todas transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Com o refrão “Xô mosquito, xô, só pula Carnaval quem se cuidou”, o bloco pretende aumentar a adesão da população para não deixar água parada onde o mosquito possa se proliferar. Além da FVS, o bloco Xô Mosquito vai reunir servidores da secretaria da Susam, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e das Secretarias Estadual e Municipal de Educação (Seduc e Semed), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa). Durante o desfile do bloco, os servidores da FVS irão distribuir ventarolas com orientação para prevenção às doenças.

preservativos

A Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais  está distribuindo mais de 1,3 milhão de preservativos e 59 mil conteúdos de gel lubrificantes no período Carnavalesco.

Os profissionais que atuam no programa estarão no Sambódromo e nas principais bandas de Carnaval.

Amazonianaarede-Susam

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.