
MANAUS – Desde 2016 até fevereiro deste ano, 749 criminosos foram presos por assaltos a ônibus em Manaus. Os dados foram apresentados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) na tarde de terça-feira (7). O órgão também informou que, desde dezembro, os registros desse tipo de crime estão diminuindo gradativamente: 322 em dezembro, 274 em janeiro e 200 em fevereiro.
Em coletiva de imprensa, o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, classificou como banalização a ameaça de paralisação do Sindicato dos Rodoviários, feita nesta terça-feira, argumentando falta de segurança. “A população não aguenta mais que, por qualquer desculpa, esse Sindicato deixe a população apreensiva. Os números mostram que a Segurança está sim atuando, todos os órgãos do Sistema prendendo e investigando. E em nenhum momento fomos procurados por esse cidadão que está banalizando o transporte público e deixando a população refém com essas ameaças de greve, por qualquer motivo, toda semana”, disse.
De acordo com Sérgio Fontes, além dos trabalhos de policiamento ostensivo e de investigação realizados pelas Polícias Civil e Militar, a SSP-AM também tem investido em novas tecnologias para coibir os assaltos, que devem ser aderidas pelas empresas com baixo custo. “Estamos vivendo uma época de crise e essa atividade lida com muito dinheiro vivo e isso dá facilidade para assaltar. Em um dos últimos assaltos, o infrator preso estava tão drogado que não conseguia falar”, disse.

*Ações da PM e PC*
De acordo com o tenente-coronel Franclides Ribeiro, diretor de operações da Polícia Militar, diariamente, são realizadas abordagens aos ônibus que transportam passageiros em Manaus, com a operação Catraca. ” As ações são realizadas em locais com grande concentrações de pessoas, como nos terminais de integração e paradas de ônibus”, ressalta.
O delegado-geral Adjunto, Ivo Martins, destaca a agilidade na solução dos casos de assaltos a coletivos. “Temos agido de forma rápida para solucionar os casos de assalto a coletivos. É claro que não queríamos que acontecesse, no caso de sábado, assim que tivemos conhecimento do fato, saímos em buscas dos criminosos e conseguimos prender um deles em menos de 3h após o crime. Hoje foi preso outro assaltante de ônibus e foi apresentado no 14 º Distrito Integrado de Polícia (DIP)”, destaca Ivo.