30 anos da CUT serão lembrados nesta sexta (30) na CMM

(Foto: Tiago Corrêa/CMM)

Os 30 anos de fundação e luta da Central Única dos Trabalhadores (CUT) serão celebrados com uma Sessão Especial, nesta sexta-feira (30), às 10h, no Plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

A vereadora Rosi Matos (PT), que propôs a homenagem, convidou todos os parlamentares, trabalhadores e população em geral durante a Sessão Plenária desta quarta-feira (30) e salientou sua participação nas reivindicações.

“Ser o legítimo instrumento de organização dos trabalhadores da cidade e do campo é o melhor motivo para celebrar a maioridade da CUT”, disse a vereadora sobre uma das maiores centrais sindicais da América Latina.

A CUT, fundada em 28 de agosto de 1983, identifica-se com a história recente do povo brasileiro. Na atualidade representa mais de vinte e três milhões de trabalhadores, deste total mais de sete milhões são associados a sindicatos. No Amazonas são 78 sindicatos filiados para um total de 980 mil trabalhadores na base dos sindicatos e federações.

Presente no cenário nacional

A Central Única dos Trabalhadores esteve presente no cenário nacional acompanhando as principais reivindicações da população como nas campanhas pelas Diretas Já, Ética na Política, Constituinte de 1988, nas greves gerais contrárias aos planos econômicos (1988 e 1989) e nas Jornadas Nacionais de Luta na década 90, conforme relatou a vereadora Rosi Matos.

Durante a Sessão Plenária desta quarta-feira, Rosi Matos disse também que foram apresentadas as propostas dos trabalhadores ao governo popular iniciado com a eleição do presidente Lula e na luta pela defesa dos direitos das mulheres. Ela explicou que a história de vida da CUT é feita de grandes lutas e de muitas conquistas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.