150 mil estudantes do Amazonas tentarão ingressar na Universidade via Enem

Amazonianarede/Redação

Manaus – Aproximadamente 150 mil estudantes amazonenses estarão neste final de semana tentando ingressar na Universidade através do ENEM. As provas, que serão realizadas em todo o país, obedecerão rigorosamente o horário de Brasília e no Amazonas, vale lembrar que a diferença é de duas horas.

Por conta do horário de verão adotado pelas principais regiões brasileiras, os amazonenses terão que permanecer nos locais de prova de 11h às 16h30, amanha, e até às 17h30 no domingo.

O diretor de Políticas e Programas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), Edson Melo, disse que reconhece o desconforto do horário, mas que o fato se repete há quatro anos sem provocar maiores contestações.

“Até 2008 a prova era aplicada no mês de agosto. A partir daí é que mudou para outubro e novembro, coincidindo com o horário de verão. Mas, estamos nesse processo há quatro anos e ninguém reclamou disso”, declarou, sem lembrar que alunos do Sul e Sudeste não sofrem com o problema e que desde que o Enem foi criado são eles que abocanham as vagas dos cursos mais disputados, como Medicina e Direito.

Segundo Melo, diante de uma situação irreversível como esta, aumenta a responsabilidade dos pais e dos próprios alunos. “Cabe aos pais, além de orientar e até preparar o espírito dos alunos mais novos e os próprios candidatos terem muito cuidado com a alimentação que vão ingerir nos dias de provas”, orienta o diretor.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.