Boca Juniors e River Plate farão a 1ª final argentina da Libertadores, a 3ª entre clubes do mesmo país

Boca Juniors x e River Plate, decidrão ibertadores 2018

Boca Juniors e River Plate farão a 1ª final argentina da Libertadores, a 3ª entre clubes do mesmo país

São Paulo – Com a eliminação  em casa dos brasileiros Grêmio e Palmeiras, clubes argentinos vão decidir pela primeira vez a Copa Libertadores, num clássico entre  Boca Juniors e River Plate .

Os Xeneizes eliminaram o Palmeiras na última quarta-feira com o empate, por 2 a 2, no Allianz Parque, enquanto os Millonarios passaram pelo atual campeão Grêmio na Arena.

A decisão valoriza o país com o maior número de títulos no principal torneio da América do Sul. A Argentina chegará a 25 voltas olímpicas

Se a decisão hermana é inédita, o mesmo não se pode falar de finais com clubes do mesmo país.

O Brasil, aliás, era o único que tinha conseguido tal façanha. A CONMEBOL, por um bom tempo, vetou a possibilidade de uma mesma nação ter dois clubes na briga pelo título.

A regra acabou com a final entre São Paulo e Atlético Paranaense em 2005. O Tricolor paulista ficou com o título. No ano seguinte, porém, os paulistas caíram ante o Internacional.

A Argentina voltará a ganhar a Libertadores  após dois anos de seca – Atlético Nacional-COL (2016) e Grêmio (2017) venceram neste período. A última conquista do país havia sido em 2015 com o próprio River Plate. O jejum do Boca Juniors, no entanto, é maior.

O segundo clube com mais títulos na história do torneio não vence desde 2007. O Boca, no entanto, se tornou o recordista de finais.

Dono de seis títulos (1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007), o Boca Juniors ainda acumula quatro vices (1963, 1979, 2004 e 2012). São 11 finais contra seis do River Plate. Os Millonarios tentarão a quarta volta olímpica (1986, 1996 e 2015). Os vices, enquanto isso, são dois (1966 e 1976).

O River Plate decidirá a Libertadores 2018 com seis vitórias (três em casa e três fora), cinco empates (dois como mandante e três como visitante) e uma derrota ao lado da torcida, além de 14 gols a favor e seis tentos tomados. Aproveitamento de 63,9%.

O Boca Juniors, por sua vez, ostenta seis vitórias (cinco em casa e uma fora), cinco empates como visitante e só uma derrota como mandante, além de 21 gols a favor e nove tentos tomados. Aproveitamento de 63,9%.

OsXeneizes  poderão igualar o rival Independiente, recordista de títulos na Libertadores com sete troféus.

Campeões

Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil está com 18, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG – dono de sete títulos -, um a mais que o Boca

Boca Juniors

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU, River Plate-ARG e Grêmio, todos com três.

O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Amazoninarede-Sr. Esporte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.