Ipaam vai transferir duas fêmeas de mutum ameaçadas de extinção para reprodução em Minas Gerais

Ipaam vai transferir duas fêmeas de mutum ameaçadas de extinção para reprodução em Minas Gerais( foto interet)

Amazonas – O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) vai transferir, nesta sexta-feira (15/12), duas fêmeas de mutum-de-fava (Crax globulosa) para um criadouro científico de fauna silvestre para fins de conservação, no município de Contagem (MG).

A espécie foi incluída na Lista Nacional Oficial das Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção na categoria “Em Perigo” (EN) da Portaria nº 444, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), publicada no dia 18 de dezembro de 2014.

De acordo com o presidente do Ipaam e secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), Marcelo Dutra, as aves estavam aguardando vaga no criadouro mineiro, que já obteve sucesso com o trabalho de reprodução do mutum-de-alagoas, outra espécie em risco de extinção no País. “Uma delas foi entregue voluntariamente por um agricultor no município de Juruá e a outra estava no zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS)”, informou.

Segundo levantamentos do MMA, o Brasil tem 165 espécies na lista e é o país com maior número de aves globalmente ameaçadas de extinção. Estas representam 12% de todas as aves em risco no planeta.

 Características da ave

 O mutum-de-fava é uma ave da Ordem Galliformes da família Cracidae e é encontrada na região Norte do Brasil, Colômbia até a Bolívia. A ave mede de 82 a 89 centímetros e pesa cerca de 2,5 quilos. Sua distribuição vai da Colômbia e norte do Brasil até a Bolívia, na Amazônia meridional do sul do rio amazonas até o Mato Grosso.

A fêmea constrói o ninho em árvores entre dois a três metros de altura, a postura é de dois a três ovos, e a eclosão ocorre em torno de 26 dias de incubação.

Amazzonianarde-Secom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.