Zonal Sul Americano de Xadrez 2.4 termina nesta sexta-feira e brasileiros são favoritos

Manaus – O Zonal Sul Americano de Xadrez 2.4 que iniciou no último dia 27 de abril, chega à última rodada, nesta sexta-feira, 3, com início às 10h e final às 15h, no Salão do Tropical Hotel.

Com recorde mundial de inscritos, 83 participantes ao todo, o evento que reúne Brasil, Bolívia e Peru, conta com dois brasileiros liderando a competição: Grande Mestre Rafael Leitão, do Maranhão, e Grande Mestre Alexandr Fier, do Paraná. O evento é uma realização da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej), em parceria com a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e Federação Amazonense de Xadrez (FAX).

“O Rafael e o Alexandr estão no topo da classificação, ambos com seis pontos. Logo, chegando à nona rodada, eles são os favoritos ao título. Entretanto, no xadrez tudo pode mudar. Numa rodada é possível os primeiros caírem e os últimos ressurgirem”, disse o diretor técnico do evento, Andrey Neves, ao afirmar que o enxadrista Renan Reis é o amazonense que mais vem de destacando na competição.

“O Renan Reis é o primeiro colocado do ranking amazonense e evoluiu muito na competição. Com cinco pontos somados durante a semana, ele pode virar o jogo e ser o campeão do evento. Mas, principalmente, com o total de pontos que tem é alvo para levar o título de Mestre da Federação Internacional de Xadrez (FIG) e isso seria um grande feito. Afinal, este título é reconhecido no mundo inteiro e somente os melhores colocados conseguem obtê-lo”, comentou Andrey.

Zonal classifica para o mundial e concede títulos

O Zonal Sul Americano de Xadrez 2.4 é considerado um dos torneios mais importantes da modalidade, pois além de classificar o campeão e o segundo colocado para a final da Copa do Mundo de Xadrez, a competição também concede o título de Mestre Internacional (MI) para um jogador e a designação de Mestre da Federação Internacional de Xadrez (MF) para dois enxadristas.

Cronograma do evento

A nona rodada do Zonal Sul Americano de Xadrez 2.4 inicia às 10h, no Salão do Tropical Hotel. Com 42 partidas, a final da competição está marcada para às 15h. A entrada é gratuita.

FOTO – ANTONIO LIMA/SEMDEJ

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.