
Iranduba, AM – Aconteceu ontem na Caã,ra \munipal de Iranduba, o que a maioria da população do município esperava. O prefeito aafastado e prso por corrupção, Xinaik Medeiros, teve o mandato cassado por unanimidade em sessão na noite desta quarta-feira (24). Foram dez votos favoráveis à perda do mandato do político, preso em novembro do ano passado. A cassação foi por unanimidade.
A sessão, realizada na sede do Poder Legislativo de Iranduba, começou por volta das 16h. Os representantes legais de Xinaik não compareceram e uma advogada que estava no pleno foi nomeada para ler a defesa do político. A cassação saiu às 20h, sob gritos de populares, que chegaram a interromper a sessão algumas vezes.
A decisão ainda cabe recurso. Xinaik Medeiros segue preso no Comando de Policiamento Especializado (CPE) da Polícia Militar, em Manaus.
Escândalo

As irregularidades em licitações e um esquema de desvio de verbas públicas em Iranduba foram alvos de duas operações. A primeira operação realizada foi do MPE, que cogita que o montante desviado tenha ultrapassado R$ 56 milhões em recursos públicos.
O prefeito Xinaik Medeiros é suspeito de liderar o esquema. Ele foi preso no dia 10 de novembro.
A irmã do prefeito, Nádia Medeiros, que atuava como tesoureira do Fundo Municipal de Saúde, foi presa na operação, além de David Queiroz, secretário de Finanças; Edu Corrêa Souza, presidente da Comissão Geral de Licitação da Prefeitura; e o Secretário de Infraestrutura, André Maciel Lima, também por suspeita de participação nos crimes.
Na residência do prefeito, as equipes apreenderam mais de R$ 20 mil reais, além de joias e um carro que estaria no nome de uma das empresas envolvidas no esquema criminoso de fraudes em licitações.
Amaznianarede