World Professional Jiu-Jitsu Cup de Abu Dhabi tem seletiva neste final de semana

Amazonianarede – Semcom

Manaus – Os apreciadores da arte marcial serão agraciados neste final de semana com um dos eventos mais importantes do jiu-jitsu amazonense. Isso porque, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej), realizará neste sábado e domingo (23 e 24), na Arena Amadeu Teixeira (Zona Oeste), a seletiva Abu Dhabi World Trials que classifica para o World Professional Jiu-Jitsu Cup (WPJJ) 2013, que acontece em Abu Dhabi nos dias 13 e 14 de abril. A pesagem da competição será realizada na sexta-feira (22), também na Arena Amadeu Teixeira, das 14h às 20h. A entrada é gratuita.

No mundo, foram realizadas 18 seletivas do WPJJC que envolve todas as categorias (de Infantil a Sênior) e o Brasil conseguiu deter quatro delas, sendo uma em Natal (RN), outra no Rio de Janeiro (RJ), em Manaus (AM) e a última em Gramado (RS).

Da seletiva realizada neste final de semana, sairão 13 atletas que ganharão da organização internacional o free pass para o WPJJC 2013, com a garantia de todas as despesas pagas, incluindo passagem de ida e volta, visto, estadia e alimentação em Abu Dhabi. O patrocínio é do Sheikh Mohamed Bin Zayed Al Nahyan (príncipe herdeiro de AbuDhabi) e da Prefeitura de Manaus, por meio da Semdej.

“Desta seletiva serão contemplados 13 participantes que terão todas as despesas pagas para participar do torneio em Abu Dhabi. Além disso, todos vão fazer parte da Seleção Sul-Americana de Jiu-Jitsu, que representará o nosso continente lá nos Emirados Árabes” explica o organizador do evento em Manaus e diretor de políticas sociais do Desporto da Semdej, Jean Carlo Azevedo.

Para o secretário da Semdej, Fabrício Lima, a seletiva é o momento que os lutadores amazonenses têm para se fortalecer perante os atletas de outros estados. “Vamos ter mais de 150 atletas de todo País e essa é a hora que os atletas da terra têm para mostrar o quanto são bons e estão preparados para enfrentar qualquer um, ainda mais no jiu-jitsu que tem um polo forte no Estado. Além disso, desde 2009 temos essa parceria com o Sheikh Mohamed e ficamos felizes em renová-la”, comentou o secretário.

Vagas disputadas

Com um total de 400 atletas participando da seletiva neste final de semana, sendo 204 amazonenses, cinco nomes da terra são destaque entre os favoritos para ir até Abu Dhabi e disputar o evento principal, como os atletas Rudson Mateus (Faixa Azul); Gregory Rodrigues (até 92kg); Robert Pato (até 92kg); Jaqueline Amorim (Peso Leve) e Jéssica Oliveira (Meio Pesado), que já está garantida para ir ao WPJJ, devido ter conquistado vaga em setembro do ano passado na seletiva de Natal.

Disputando pela primeira vez a categoria Absoluto faixa-preta, o vencedor das edições do World Professional Jiu-Jítsu Cup (WPJJ) 2011 (Absoluto faixa-azul) e 2012 (faixa-roxa Absoluto), Gregory Rodrigues, afirma que vem muito mais forte este ano e pretende voltar dos Emirados Árabes com o tricampeonato.

“Luto jiu-jítsu há onze anos e meus treinos são sempre pesados, independente de competição. A concentração para a seletiva de Abu Dhabi vem desde novembro do ano passado, depois o foco passará para o Pan e Mundial, respectivamente. Tenho foco, determinação e fé para conquistar mais este sonho” afirmou o atleta, que treina mais de seis horas por dia.

Entenda o evento

Em 2009, por iniciativa do governo de Abu Dhabi – UEA, foi realizado o primeiro campeonato mundial da arte marcial de jiu-jitsu, o World Professional Jiu-Jitsu Cup, e suas seletivas, o Abu Dhabi World Trials. O evento recebeu um investimento de sete milhões contando com a presença de 500 atletas de 40 países, que conquistaram suas vagas em seletivas realizadas em 06 países.

Em 2012 o Worlds Professional Jiu-Jitsu Cup aconteceu de 14 a 16 de abril, em Abu Dhabi – UEA. As 18 seletivas chamadas de Abu Dhabi Pro World Trials, aconteceram em 14 países. Na América do Sul foram realizadas três e em Manaus/AM a seletiva ocorreu nos dias 23 e 24 de Fevereiro.

Este ano, as seletivas sul-americanas vão reunir atletas de peso, todos disputando uma vaga para WPJJC em Abu Dhabi. São mais de U$50.000,00 em premiação para cada seletiva.

Na Seletiva Manaus/AM, as categorias que ganharão o Free Pass para o WPJJC, são:

•Todas as categorias de Marrom e Preta
. Absolutos Leve e Pesado das Faixas Roxa
. Absolutos Leve e Pesado das Faixas Azul
. Absoluto Faixa Branca
. Categoria Feminino Adulto
. Todas as campeãs do Absoluto

(FOTO: ANTONIO LIMA/ SEMDEJ) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.