Vovó de 93 anos comanda ouro mineiro no sul-americano de natação

Equipe mineira

Equipe mineira

Amazonianarede/Sejel

Manaus – Competitividade, disposição e longevidade. Assim foi a quinta-feira, 1 de novembro, no Campeonato Sul-Americano Master de Natação em piscina curta (25 metros), que movimenta a Vila Olímpica de Manaus. Sob o comando da vovó Laura de , 93 anos, Minas Gerais levou o ouro na prova do revezamento 4x50m medley – Terezinha Ferreira da Silva, Eliana Amarante Peres e Luiza Duarte Silva completaram a equipe mineira.

O evento é uma realização da Associação Brasileira Master de Natação (ABMN), Confederação Sul-Americana de Natação, Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), com patrocínio da operadora de telefonia Oi. O suporte local é da Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (Fada) e Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) e da Fundação Vila Olímpica de Manaus (FVO).

Única mulher com mais de 90 anos na competição, Laura de Oliveira é mineira de Monte Azul e começou a nadar aos 70 anos. Após passar dois anos afastada das piscinas por conta de um transplante de córnea e um acidente de carro, dona Laura se orgulha de estar de volta e ganhando medalhas.

“Meu condicionamento fez com que eu me recuperasse do transplante e do acidente mais rápido. Sentia falta das amigas e da piscina. Nadar é qualidade de vida para mim”, destacou a mineira que tem sete filhos, 17 netos e 17 bisnetos.

“Hoje gosto de nadar crawl e costas. Mas já conquistei medalhas na modalidade peito. Também prefiro provas rápidas”, revelando que nasceu praticamente no rio, mas que só sabia nadar “cachorrinho”.

SOBRE A COMPETIÇÃO

Desde o dia 30 de novembro, a Vila Olímpica recebe um total de 473 atletas, sendo 263 homens e 210 mulheres. Eles representam 91 clubes de 10 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Peru, Rússia, Uruguai e Venezuela. O Sul-Americano de Natação continua até sábado, dia 3, na Vila Olímpica, das 8h às 12h. A entrada é franca.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.