Manaus, AM – Voluntários e militares das Forças Armadas participaram, neste sábado (17), de um mutirão de limpeza, na Santa Casa de Misericórdia, no Centro de Manaus. A ação visa retirar lixo e entulho do local, além de realizar exposições de artistas amazonenses no entorno do antigo hospital.
O mutirão iniciou por volta das 8h. Segundo a presidente da Associação de Cultura do Estado do Amazonas e Sociedade Civil (Aceam), Rosa dos Anjos, a ação visa conscientizar sobre a importância histórica da Santa Casa, e evitar a ocupação indevida do local.
“Nós viemos aqui dia 5 de outubro fazer um abraço simbólico e acabamos encontrando o quadro real da Santa Casa, de abandono, de sujeira, de invasão, de moradores de rua em estado de risco, de calamidade pública”, contou ao G1.
A limpeza iniciou na capela da Santa Casa. Segundo Rosa, a ação deve seguir até as 18h e tem apoio das Forças Armadas, de órgãos como a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh). Além da participação do Corpo de Bombeiros.
Artistas plásticos expuseram quadros em frente a Santa Casa em uma ação cultural e voluntários auxiliaram na limpeza. Além da plantação de mudas de flores no local.
“A sociedade civil precisa ser mais participativa, não pode ficar de braços cruzados olhando as coisas acontecendo e não fazer nada. Nós votamos nos nossos gestores e nós precisamos cobrar as ações. Está em um estado de abandono total, com as telhas roubadas, as coisas caindo e cada dia piorando. Já tem 12 anos que a Santa Casa fechou e há uma necessidade muito grande que os nossos gestores façam algo em relação a isso em caráter de emergência”, comentou Rosa.
Amazonianarede-TVAM
A