Volume de chuva em Manaus já supera a expectativa para outubro

23-10chuvaManaus – A poucos dias para o início de novembro, o mês de outubro superou as expectativas de chuvas para Manaus. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital amazonense registrou 167mm de precipitação entre os dias 1º e 21.

A estimativa inicial, porém, apontava que o mês inteiro deveria apresentar até 138mm de chuvas. Além de chuvas, fortes rajadas de vento foram registradas. A velocidade dos ventos alcançou 44,5 km/h.

O meteorologista do Inmet Gustavo Ribeiro informou que este mês de outubro já pode ser considerado “ligeiramente chuvoso”. “O normal seria chover entre 87mm e 138mm. Como ainda temos dez dias para o término do mês, tudo indica que ele será um período chuvoso na capital amazonense”, avaliou.

As chuvas têm causado ocorrências pela cidade. Segundo informações da Defesa Civil, os agentes atenderam nove situações apenas nesta terça-feira (21) por conta da precipitação. Deste total, quatro foram alagamentos, um deslizamento de terra, dois riscos de desabar casa de madeira e dois riscos de desabamento parcial de casa. Nesta quarta-feira (22), houve destelhamento em casas na Zona Oeste.

A quantidade de chuvas deve aumentar em breve. De acordo com o especialista, o período de altas temperaturas em Manaus está suspenso. “Com a aproximação do período chuvoso, podemos esperar que a frequência destes eventos deve aumentar nos próximos meses”, disse.

Fortes ventos

Além das chuvas intensas, a capital amazonense tem registrado também fortes ventos em outubro. Nesta terça-feira (21), Ribeiro informou que a velocidade dos ventos alcançou 44,5km/h. “Segundo as informações da aeronáutica, na Base Aérea de Manaus – localizada na Zona Sul – a máxima rajada de vento foi registrada às 14h. Já no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes – na Zona Oeste-, a rajada de vento mais intensa registrada foi de 40,8 km/h também às 14h”, informou.

O Instituto registrou outras velocidades elevadas também na Zona Sul da capital, onde está localizada a sede do órgão. Segundo o meteorologista, no local, a máxima rajada alcançou a velocidade de 41 km/h entre às 13h e 14h.

Amazonianarede – G1AM

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.