Vitória cabocla

Osny Araújo*

Liderado pelo governador Omar Aziz, (PSD) e o prefeito de Manaus, Arthur Neto, (PSDB), a participação direta da Procuradoria do Estado e o auxílio da bancada política em Brasília, o Amazonas obteve ontem uma retumbante e importante vitória no Supremo Tribunal Federal, que por unanimidade, garantiu que os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, o maior e mais bem sucedido Modelo de Desenvolvimento socioeconômico da região, não estão sujeitos a alterações pelo CONFAZ como desejavam alguns Estados e o Distrito Federal, uma verdadeira “guerra fiscal” que prejudicaria e enfraqueceria muito a Zona Franca de Manaus e por extensão a sócio economia do Amazonas.

Foi realmente uma grande e importante vitória de Manaus, do Amazonas, da Amazônia e do seu povo.

As lideranças do Estado agora se voltam para a aprovação no Congresso Nacional, da PEC que prorroga por mais 50 anos a Zona Franca de Manaus, alias um compromisso assumido pela presidente Dilma Rousseff, quando ainda candidata, mas que os amazonenses lembram perfeitamente e esperam que a presidente, com a força política que tem coloque os seus aliados no Congresso nessa frente de batalha a favor da Zona Franca de Manaus. É o que se espera.

É bom que se ressalte que nessa batalha todas as forças políticas do Estado estão unidas e com o apoio do Planalto, temos grande chance de sair mais uma vez com a vitória, até pela grande importância socioeconômica que o modelo ZFM tem para a região e para o país, especialmente no que se relaciona a preservação da natureza especialmente da floresta, ainda muito abundante na Amazônia e particularmente no Estado do Amazonas, um dos estados da região que menos agride a natureza e isso se deve muito a Zona Franca de Manaus, gerando empregos e movimentando a economia.É bom que se diga que Eduardo Braga, que já governou o Amazonas por oito anos é pré-candidato ao Governo do Estado nas próximas eleições.

Com relação à política, é muito bom quando as lideranças se unem por um só ideal, independentemente de questões políticas ou partidárias e isso está ocorrendo em Brasília, entre o ex-governador do Estado e ex-prefeito de Manaus, senador Eduardo Braga, líder do Governo no Senado e o atual prefeito de Manaus, Arthur Neto, que estão caminham lado a lado na capital federal em defesa dos interesses da cidade de Manaus e dessas andanças em Brasília espera-se que saia uma parceria fortalecida entre essas duas lideranças políticas do Estão em favor da capital amazonense, que está em fase de reconstrução, pela atual administração municipal, um dos maiores desafios da vida política e administrativa de Arthur Neto.

Isso que Arthur e Braga estão fazendo a exemplo do que já praticam o prefeito Artur Neto (PSDB) e o governador Omar Aziz, (PSD), pode ser visto como política de alto nível, onde os interesses do povo estão acima das questões partidárias. Isso é muito bom. É salutar.

Comportamento dessa natureza, certamente enobrece a classe política, que nos últimos tempos vem sofrendo um grande desgaste perante a opinião pública e comportamento como o demonstrando por Omar, Braga e Arthur, podera começar a mudar essa história e os políticos possam voltar a ser vistos com respeito pelo povo que através de eleições democráticas lhes concede o poder através do voto. Que assim seja.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: [email protected][email protected]

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.